sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

QUERO

Estou vivendo essa fase agora, assim estou e assim melhor tenho me achado.


Quero ver o sol atrás do muro
Quero um refúgio que seja seguro
Uma nuvem branca sem pó, nem
fumaça
Quero um mundo feito sem porta ou
vidraça
Quero uma estrada que leve à verdade
Quero a floresta em lugar da cidade
Uma estrela pura de ar respirável
Quero um lago limpo de água potável

Quero voar de mãos dadas com você
Ganhar o espaço em bolhas de sabão
Escorregar pelas cachoeiras
Pintar o mundo de arco-íris

Quero rodar nas asas do girassol
Fazer cristais com gotas de orvalho
Cobrir de flores campos de aço
Beijar de leve a face da lua

Interpretação: Elis Regina, maior nome da música mundial; Composição: Thomas Roth

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Comentário sobre Cuba

Comentário sobre Cuba

Por Edízio Nunes

A revolução Cubana de 1959 foi um dos principais movimentos revolucionários do mundo, pela sua ousadia e tenacidade de seu líder Fidel Castro. Contrariando os elementos da teoria marxista clássica, do amadurecimento das forças objetivas e subjetivas, uma vanguarda militar coordena a tomada do poder na Ilha e transforma-se em referência para toda América Latina e Caribe. Raul, seu irmão, inclusive já membro do partido comunista cubano, achava aquela tarefa um vanguardismo.
No Brasil algumas organizações de esquerda tentam adotar o modelo cubano na década de 60 - a teoria da tomada do campo pela cidade - a guerrilha do Araguaia é um exemplo. Isso não deu certo, pois o Brasil é outra realidade histórica e cultural.
Fidel é o grande líder desse processo, mas o povo cubano tinha um sentimento de pertencimento muito aguçado e esse elemento de ser humilhado, pisoteado pelos norte-americanos, dava todo um charme a idéia de identidade cultural e de classe com os guerrilheiros da Sierra Maestra, o que levou as massas a gradativamente irem aderindo aos revolucionários. Mas Cuba não é revolução de Fidel. Este homem é quem consegue captar o sentimento do povo e traduzi-lo em ação revolucionária. Mesmo numa Ilha onde o principal fundamento econômico era cana de açúcar, os cassinos e bordéis freqüentados pelos seguidores de Fugêncio Batista e a burguesia marginal dos EUA.
Entretanto o afastamento de Fidel do posto de comandante em chefe de Cuba é hoje, essencial para revigorar o processo da revolução, que tem de ser capaz de, por dentro do sistema, renovar-se, repensar modelos, experimentar uma transição que não signifique retorno ao capitalismo.
Grande gesto de Fidel que, mais uma vez, dá uma lição à história dos Estados Unidos com sua democracia representativa, sustentada pelos dólares usurpados dos povos oprimidos da América Latina e África.
A experiência cubana é singular, mas não nos serve de modelo, pois não acredito em modelos, e sim, em processos construídos à luz de cada realidade histórica, mas serve de referência de ousadia de socialistas que em condições piores, foram capazes de ousar.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Fidel: O Grande e eterno Líder

Foi com profundo sentimento de tristeza e inconformismo que recebi a notícia da renúncia do grande líder Fidel Castro do poder em Cuba. Entendo sua frágil saúde, mas não aceito a saída do líder de cena.
Revolta-me ainda mais ver Bush dizer que agora terá democracia em Cuba. Igual a que ele implantou no Iraque? Deus queira que nunca, mesmo sem Fidel no poder, os EUA consigam chegar perto de Cuba e tentar qualquer coisa contra aquele povo. Fica também uma prova, Bush e os EUA nunca foram e nem serão páreos para Fidel. Só o nome e a presença de Fidel fazem os inimigos do mundo tremerem.
Uma breve possível e segura recuperação a Fidel Castro. Solidariedade ao povo cubano e sempre: Vivas a Fidel!!! Viva a Cuba!!! E Vivas ao Socialismo!!!!

A IURD e a Imprensa

A Igreja Universal do Reino de Deus, IURD, Igreja Evangélica que mais cresceu nos últimos anos, exatos 30 anos desde sua fundação em 1977 no Estado do Rio de janeiro, pelo então Pastor Edir Macedo. Depois de muitas acusações e sem direito de resposta, resolveu processar e contra-atacar a imprensa que a calunia.
Várias ações foram e estão sendo movidas na Justiça por fiéis e pastores da IURD do Brasil contra os Jornais O Globo, Folha de São Paulo e A Tarde, de Salvador, na Bahia. Apoio a iniciativa da Igreja e não vejo tentativa de coibir, inibir ou impedir que a liberdade de imprensa seja respeitada. A Igreja Universal, a Igreja Renascer em Cristo, a Igreja católica e todas as outras têm todo o direito de reagir quando forem insultadas e sentirem-se ultrajadas. O Bispo Edir Macedo tem todo o direito de defender-se e processar aqueles que sem provas o acusam disso ou aquilo outro.
Os jornalistas, a imprensa brasileira tem que ter mais cuidado com o que fala, escrevem e principalmente como administra o direito de resposta, que inúmeras vezes é negada. Certa também está a IURD e o Bispo Macedo de fazerem uso da Rede Record de Televisão e dos demais meios de comunicação da Igreja. Não é primeira vez que a imprensa do Brasil, em especial das organizações Globo e da família Civita acusam e bancam os inocentes. É preciso saber melhor compreender as duas faces da moeda.

A Memória de Thiago Almeida "Ratinho"

É com profunda tristeza que escrevo à memória de um grande amigo, irmão, companheiro e primo que adotei nesta vida louca vida, como cantou o poeta um dia. Thiago Almeida, o Thiago "Ratinho" como era carinhosamente conhecido por nós, nos deixou neste mês de fevereiro. Infelizmente. E nos deixou porque perdemos um amigo para as drogas, para as facilidades que o mundo do trafico oferece.
Ratinho, 19 anos, pai de um filho de 2 anos, era a figura e não porque morreu, mais engraçada que conheci em toda a minha existência. Quantas vezes ri com a dança dele, com as piadas e histórias de uma vida já sofrida. A verdade é que, pouco viveu e muito viveu. Viveu pouco em números. Foram apenas 19 anos de idade. Faria 20 anos dia 22 de Fevereiro agora. E como será dolorido este aniversário. Como será dolorido este 2 de Julho, sem ele na caminhada pelas ruas históricas desta cidade do Salvador.
Mas Ratinho viveu muito, muitas misérias e sofrimentos e muitas alegrias que teve e principalmente, que deu a nós, seus amigos. Acho que nos fez mais feliz que foi. A saudade, o inconformismo, a dor, a vontade de chorar que não passa, o choro que não sai, o choro que vem e eu não derramo, tudo isso, um conflito dramático, me dói e dói muito. Como queria que ele estivesse aqui. Como queria ouvi-lo me chamar de "boneco de macumba". Gostaria de poder abraçá-lo neste aniversário dele.
Thiago morreu e não mais tinha tido a chance de falar com ele. Não me recordo a última vez que estive com ele. Mas me recordo das alegrias, brincadeiras. Me recordo da gente juntos, eu, ele, Silas e Joilson "Jiló" na Ponta de Humaitá, na Cidade baixa. Reunidos na Praia da Ribeira. Dia feliz, o nosso "happy day". Escrevo só para desabafo d'alma. A dor que sinto é maior que estas linhas poderá fazer você que lê entender e sentir. Sem medo de ser feliz, sem medo dos preconceitos e acusações, digo que eu verdadeiramente tinha um profundo respeito e consideração por Thiago Ratinho. Tinha amor por este cara. Amor de quem quer ver o amigo se dando bem, e até por isso, lutei para ajudá-lo a voltar a estudar. Quanto quis que ele fosse para o Landulfo Alves (Colégio) e lá comandasse o Grêmio estudantil.
Amigo você realmente não sabe a falta que faz. Não sabe a dor que deixou com sua prematura ida. Eu perdi um grande amigo porque o mesmo foi seduzido pelo mundo do tráfico, a vida fácil. Ganhava bem vendendo drogas e assim achou que seria melhor sua vida. Eis que o emprego rentável trousse a morte como brinde. É sempre assim, morre-se cedo nesta vida. Nunca se aprendi. A mim sobrou o dever de pôr em letras o que sinto. Não conseguindo devida minha incompetência, registro apenas essas humildes "Memórias". Memórias de um ser especial que mesmo tendo ido para o crime, que não apoio e nem incentivo que ninguém vá, são as memórias daquele amigo para o qual abri a porta de minha vida. Que me deu alegria. Não te crucifico cara. Queria sim que estivesse ainda aqui, infelizmente não está, mas saiba onde quer que esteja e que todos e todas que lerem possam saber, eu o considerava muito. Admirava demais, só esqueci de dizer isso em vida. Deixei para semana que vinha e essa não veio. agora entendo o que Pitty diz com: "*Diga sempre tudo o que precisa dizer, arrisque mais para não se arrepender, nós não temos todo tempo do mundo e o tempo já passou". Ele arriscou e eu não disse o que precisava dizer. Fica o adeus. Adeus meu amigo e irmão.

*Trecho da música Semana que vem de Pitty, CD Admirável Chip Novo.