
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Feliz 2009


O ministro da cultura, o baiano Juca Ferreira (PV), lamentou o baixo orçamento destinado à sua pasta. Apesar disso, Ferreira avaliou que 2008 foi um período de realizações importantes na área cultural. “Nós compensamos as deficiências estruturais do Ministério com muita dedicação, mas tem limite”, afirmou o ministro. Mesmo com as restrições, o baiano acredita que 2009 será o “melhor ano do Ministério”. Outra expectativa de Ferreira é a aprovação da Lei Rouanet ainda no primeiro semestre do próximo ano. Ele também promete fortalecer a Funarte. “A Funarte está fraca, precisa de recursos e nós vamos dar atenção especial a ela”, afirmou. As informações são da Agência Brasil.
A Primeira Dama da Bahia fala mais uma vez e fala bem: Grande Fatinha!

Da primeira-dama Fátima Mendonça, hoje, em A Tarde, respondendo a provocação do repórter sobre se o governador Jaques Wagner (PT) dorme com o inimigo ao manter o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) como aliado: ”Não. E Jaques também não é bobo. Quem quiser que pense”.
Na entrevista que concedeu à revista Muito, de A Tarde, que circulou hoje, a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, revela que o secretário estadual de Cultura dos sonhos dela e do governador Jaques Wagner era Juca Ferreira, hoje ministro da Cultura. “Eu não indiquei (Márcio Meirelles). Na verdade, ele foi um dos poucos a chegar, quando as pesquisas davam Jaques lá embaixo”, afirma a primeira-dama, acrescentando que foi Wagner quem convidou Meirelles para o cargo.
Pelo menos dois setores Fátima Mendonça critica abertamente na entrevista a A Tarde. A primeira é a TV Pública, dirigida por “meu amigo” Pola Ribeiro. A segunda é a Procuradoria Geral do Estado, que “trabalha contra, parece um complô e tem sido um entrave”, segundo a primeira-dama, que vocaliza um descontentamento geral no governo com relação à atuação restritiva dos procuradores do Estado.
Apesar de afirmar não querer falar do secretariado, a primeira-dama dá uma dica: “(…) acho que deveriam botar a mão na consciência. Acho que deveriam fazer um balanço neste segundo semestre”. Ela acrescenta não ser um ventríloquo para dizer o que o governador eventualmente não pode verbalizar, mas nem precisava fazer o esclarecimento. Sobre o Pelourinho, Fátima Mendonça acrescenta se angustiar com a situação no local, mas faz uma ressalva: “(…) mas ali também tem que ter ação da prefeitura”.
João Henrique lança Geddel ao governo e defende que PMDB faça oposição a Wagner na Assembléia

Segundo o prefeito, o PMDB, que vai administrar 134 prefeituras na Bahia a partir de 2009, não pode deixar de lançar candidatura própria ao governo do estado. Além das eleições de 2010, João Henrique também falou de questões relacionadas a Salvador. O prefeito não perdeu a oportunidade de criticar o PT que, segundo ele, abandonou o seu governo para disputar as eleições municipais.
Criticou também a postura dos vereadores do PT, que anunciaram oposição ao seu governo. Segundo João, esses vereadores deveriam agradecer a ele por terem sido eleitos, já que ocuparam cargos de destaque em sua gestão. João também disse que vai resolver o problema das barracas de praia e que, em quatro anos, a orla de Salvador vai estar igual à de Miami.
É, pode-se dizer que o prefeito está com a corda toda.
Concentração do Esporte Clube (J)Bahia!
Nilmar: O melhor do ano

É sabido que sou fã de Nilmar, e por isso registro aqui o talento desse verdadeiro fenômeno de nosso futebol. Jogador de time europeu que ainda se mantém - ainda bem para nós, aqui no Brasil.
Falta agora o louco do treinador, ou pseudo-treinador da Seleção Brasileira perceber isso e convoca-lo para defender a camisa verde e amarela.
“Oh Dunga, convoca o Nilmar!!!!!!!!!!!!!!!!!”.
Deu a Bahia na final do Ídolos da Rede Record

Um Rafael, negro de Vitória da Conquista, o outro Rafael de Salvador, capital. Ambos se enfrentaram e deu o Rafael da Capital. O saldo positivo que fica é que com tantas seleções realizadas neste país, com tantos candidatos, tantas candidatas de norte e sul, sudeste e centro-oeste, deu finalistas do nordeste e no meio de nove estados da região nordestina, os dois são baianos. Os dois nascidos na Bahia e de qualquer maneira, o “ídolo” seria um baiano. Ressaltando que no “Ídolos” do SBT, o Leandro Lopes, do Rio, acabou vindo para a Bahia. Esse estado quando não revela, pois é uma gravadora a céu aberto, adota também. Parabéns aos dois Rafael’s, o de Salvador grande campeão e o de Vitória da Conquista, segundo colocado, vice-campeão.
Axé da Bahia e para a Bahia.
O Inter, NIlmar e a medíocre Retrospectiva da Globo


O Internacional venceu e pintou de vermelho a América. Com essa frase, simbólica sim, e a exibição de um gol apenas, a TV Globo comentou em sua retrospectiva na última sexta o que foi a vitória do Inter na Sula Americana. A pergunta é: Se fosse o São Paulo ou o Flamengo seria só esse o espaço dado a tão importante vitória desse time brasileiro? Certamente não. Agora vou além, se fosse o Esporte Clube Vitória ou Conquista ou o Colo-Colo ou o Sport de Recife ou Ceará qual seria o tratamento dado pela TV da família Marinho? Certamente nem esse espaço, nem frase simbólica teria. Se não divulgam um time do Sul do país que dirás do Nordeste.
Mas ainda assim e óbvio, não nos deixaríamos levar por tal coisa, parabéns ao Internacional de Porto Alegre que representou e muito bem o Brasil e nos honrou. Outro pecado por parte da TV Globo foi à omissão a brilhante atuação do jogador Nilmar, que infelizmente só o técnico (burro) da Seleção brasileira não vê junto com a TV Globo, diga-se de passagem, talvez seja isso, Dunga assiste a Globo e a mesma não vê e nem retransmite as brilhantes jogadas de Nilmar. Sem dúvidas Nilmar recuperou sua boa fase e mostrou-se ainda mais o melhor jogador que é e que já estava deixando saudades em todos nós, principalmente em “nós, suas viúvas corintianas”. Parabéns a Nilmar e ao Inter. Zero a rede Globo e sua Retrospectiva.
Quanto Custa pra Virar a Casaca?

É esse o valor que o tricolor baiano pagará a Carneiro para que o mesmo seja o diretor esportivo do time. Competência Paulo Carneiro tem, sabe trabalhar com as divisões de base e o marketing, segundo ouvi de alguns torcedores do Jahia, “é só não deixar ele (Carneiro) nas finanças e tudo vai bem”, maldades à parte, Vamos ver se Paulo Carneiro é Bahêa mesmo a partir desse Baianão e principalmente, nos confrontos com o Leão dentro do Barradão.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Wagner rompe com JH

O Governador da Bahia Jaques Wagner, PT, rompeu com o Prefeito de Salvador João Henrique do PMDB (ex-PDT, PFL e talvez mais um ou uns). Depois de uma eleição acirrada onde declarou que JH era também seu candidato JW resolveu romper. Será o fim do casamento PT-PMDB na Bahia? Será que JW não irá a reeleição (lembrando que na CCJ o parecer do Deputado João Cunha do PT de São Paulo pelo fim da reeleição e mandato de 5 anos para Prefeitos, Governadores e Presidente foi aprovado, pode ser que JW não possa mesmo se reeleger) com Geddel Senador?
(Autor Law Araújo)
Declarações de João Henrique levam a rompimento com Wagner
A assessoria do governador Jaques Wagner (PT) confirmou há pouco que ele passará a tratar, a partir de agora, João Henrique (PMDB) como um prefeito de oposição. A gota d’água para o rompimento foram declarações dadas ontem pelo prefeito, num encontro com a cúpula nacional do DEM, no Hotel Sofitel, em Salvador, defendendo uma aproximação com a legenda para 2010.
A informação de que o governador Jaques Wagner (PT) rompeu politicamente com João Henrique (PMDB), em função de declarações do prefeito defendendo uma aproximação com o DEM para 2010, confirmada com exclusividade com sua assessoria pelo Política Livre, levou a bancada de oposição na Assembléia Legislativa a suspender um acordo que faria com o governo para votar os projetos que atravancam a pauta neste final de ano. A estratégia é aguardar para ver os desdobramentos do rompimento, inclusive, se o PMDB passará para a oposição no Estado.
Governador não emitirá nota pública sobre rompimento com João Henrique
Importante fonte do governo informou há pouco ao Política Livre que o governador Jaques Wagner (PT) não emitirá nenhuma nota oficial anunciando publicamente seu rompimento com o prefeito João Henrique, do PMDB.
A fonte justifica a postura, argumentando que o prefeito marcou o rompimento, ao ter defendido publicamente ontem uma aliança em 2010 com o DEM, considerado o principal adversário do PT na Bahia e nacionalmente.
“Não foi Wagner que rompeu, mas o prefeito que anunciou seu rompimento com estas declarações”, acrescenta a mesma fonte, informando que o governador manterá postura “republicana” com relação a João Henrique.
Isto signficia que não haverá retaliações ao prefeito nem à cidade. A fonte diz que o tempo dirá como será o relacionamento do governador com o PMDB, partido do prefeito e do ministro Geddel Vieira Lima, a partir de agora.
www.politicalivre.com.br
A Sapatada em Bush

Esporte Clube Vitória: Nordeste na Sula-Americana

O Nordeste brasileiro e o Estado da Bahia (nunca o time) têm representante na Copa Sula-Americana. Trata-se do Esporte Clube Vitória, o Rubro-Negro baiano da cidade do Salvador.
Depois de um lindo primeiro turno, aonde o Leão chegou a assumir a vice-liderança do campeonato 2008 e poderia, merecia e tinha que ser o líder e campeão de 2008, o Vitória fez um segundo turno aquém do primeiro. Por isso, o time acabou em 10º colocado e assim sendo, garantindo vaga para a Sula-Americana.
Esse foi “o menos pior” que podia acontecer ao Leão da Barra. Começamos 2008 com a ameaça de ter que lutar para não cair para a série B (onde mora e continuará morando o Jahia). No entanto, o Vitória cresceu, jogou bem e incomodou a grandes e tradicionais ganhadores de títulos neste país.
Merecidamente conquistou seu lugar na Sula-Americana. Ninguém pode zombar dos torcedores do Vitória e nem há porque grandes decepções. Queríamos mais e poderíamos ter tido (e feito) mais. Porém, estamos numa boa posição e vamos em 2009 fazer a estrela do Leão brilhar.
Parabéns Vitória, Parabéns torcedor e torcedora Rubro (a) Negro (a).
Que em 2009 o Barradão esteja sempre cheio tanto no Baiano como nas demais disputas.