terça-feira, 27 de outubro de 2009

Waldir Pires Senador da República 2010

A política da Bahia e brasileira, não pára de comentar a boa e agradável notícia saída do almoço entre deputados federais petistas: Luiz Alberto - Coletivo 2 de Julho, Zezéu Ribeiro, Geraldo Simões, Emiliano José e Joseph Bandeira - todos da Construindo Um Novo Brasil, antiga Articulação Unidade na Luta e o ex-governador e ex-ministro da Controladoria Geral da União e da Defesa, Dr. Waldir Pires.
Do almoço, a maioria da Bancada Federal do Partido dos Trabalhadores da Bahia, apresentaram que o nome de Waldir é um nome de consenso e que agrega esse grupo e pode representar a Bahia no Senado Federal na disputa das eleições de 2010, elegendo-se na chapa encabeçada pelo Governador e candidato a reeleição Jacques Wagner.
Todos sabem que Waldir foi roubado em seu mandato quando disputou com o "ilustre desconhecido" Waldeck Ornellas. A candidatura de Waldir, é como disse Chico Buarque de Hollanda em sua canção "é a volta do cipó de arueira no lombo de quem mandou dá". Waldir representa uma coerência política e trajetória impar. Waldir é nome de peso para enfrentar quem quer que venha do outro lado, João Henrique (PMDB), José Aleluia ou Zé Ronaldo (DEM), Imbassahy (PSDB) ou quem mais possa aparecer e é sem dúvidas, Waldir, o nome que mais honra a Bahia e que melhor a representará no Senado Federal onde fomos envergonhados, com um certo cidadão que "estuprou" o painel eletrônico do Senado e ainda pregava inocência.
Estou com Dr. Waldir Pires porque confio nesse homem e em sua história que é um exemplo para a juventude baiana, para a juventude da esquerda da Bahia, do Nordeste e do Brasil e América Latina. Que venha essa chapa, queremos dois "W's". Queremos Wagner e Waldir.
PELA CANDIDATURA PRÓPRIA DO PT AO SENADO FEDERAL EM 2010 NA VAGA DO ESTADO DA BAHIA - DR. WALDIR PIRES SENADOR DA REPÚBLICA.


BIOGRAFIA DE WALDIR PIRES:

Francisco Waldir Pires de Souza, nascido em Acajutiba - Bahia, em 21 de outubro de 1926. Filho de ex-seminarista coletor de impostos, passou a infância em Amargosa. Cursou o ginasial em Nazaré. Mudou-se para Salvador e ingressou na Faculdade de Direito. Foi orador de sua turma, cuja solenidade marcou a inauguração do Fórum Ruy Barbosa no ano do seu centenário.
Aos 24 anos foi Secretário de Estado do governo Régis Pacheco. Em 1954 foi eleito deputado estadual e federal em 1958, quando foi escolhido vice-líder do governo Juscelino Kubitschek.
Foi candidato ao Governo da Bahia em 1962. Foi derrotado na disputa ao Senado em 1982 disputando contra Luis Viana Filho (PDS). Em 1985 - ano da redemocratização - é nomeado Ministro da Previdência do Governo Tancredo Neves. Em 1986 é eleito Governador da Bahia com apoio do governador João Durval, toma posse em 15 de março de 1987. Em 1989 dispita a Convenção do PMDB à vaga de vice na chapa encabeçada por Ulisses Guimarães. Em 14 de maio de 1989 deixa o governo da Bahia e passa o cargo ao vice, Nilo Coelho. Em 1990 no PDT é eleito deputado federal. Ainda em 1990 troca o PDT pelo PSDB, disputa e "perde" para Waldeck Ornellas a vaga ao Senado, a eleição acaba com pedido de recontagem e suspeitas de fraudes.
Em 1998 é eleito deputado federal com um expressiva votação e troca o PSDB pelo PT. No ano de 2002 candidata-se ao Senado num achapa que tem o comunista Haroldo Lima também candidato ao Senado e Jacques Wagner ao Governo pela primeira vez. Em 2002 o Presidente Luiz Inácio LULA da Silva é eleito e convida Waldir Pires para ser Ministro da Controladoria Geral da União. Cargo desempenhado com honradez e grandeza e competência que poucos homens públicos têm. Toma posse em 2003. Em 31 de março de 2006 toma posse como Ministro da Defesa subistituindo o vice Presidente José Alencar e fica no cargo até 2007. Volta a Bahia aclamado pela esquerda baiana de todas as correntes do PT e de todos os partidos da esquerda brasileira.

2 comentários:

http://baixajogosturbinados.blogspot.com/ disse...

REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA! 1
Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada a elite mundial, é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criaram-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo este afro-ameríndio descendente vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosas quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas,Movimento Revolucionário Socialista Q UILOMBOLIVARIANO
vivachavezviva.blogspot.com/
quilombonnq@bol.com.br
Organização Negra Nacional Quilombo
O.N.N.Q. Brasil fundação 20/11/1970
por Secretário Geral Antonio Jesus Silva

http://baixajogosturbinados.blogspot.com/ disse...

REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA! 2
Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder Zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar as histórias dos nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Oswaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam.Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Argentina, Boliviana, Peruana, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma,não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King,Malcolm X Viva Oswaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma,Rafael Correa, Fernando Lugo, Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva os Trabalhadores do Brasil e de todos os povos irmanados.
Movimento Revolucionário Socialista Q UILOMBOLIVARIANO
vivachavezviva.blogspot.com/
quilombonnq@bol.com.br
Organização Negra Nacional Quilombo
O.N.N.Q. Brasil fundação 20/11/1970
por Secretário Geral Antonio Jesus Silva