terça-feira, 18 de março de 2008

SÉRIE PREFEITURAVÉIS: SALVADOR - parte 2

SÉRIE PREFEITURAVÉIS: SALVADOR

Continuo a discorrer sobre os e as prefeituráveis de Salvador.

Como prometido, dou continuidade com os que nunca foram ocupantes do Thomé de Souza. Depois de Nelson Pelegrino do PT, discorro agora sobre: Olívia Santana.

Olívia Santana, “a negona da cidade” conforme seu slogan de campanha. Vereadora de Salvador pelo Partido Comunista do Brasil, PC do B, disputou e venceu com a maior votação, sendo a primeira colocada dentro da coligação PT/PC do B/ PV das eleições de 2004 ao posto na Câmara Municipal.

Com a vitória de João Henrique e com o apoio que seu partido deu ao mesmo, licenciou-se da Câmara para assumir a pasta de Secretária de Educação e Cultura do município. Onde pôde implementar na grade curricular de nossas crianças a educação de história e cultura africana. Licenciou-se e foi disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2006 numa coligação com PT/PTB/PRB e seu PC do B. Não venceu e voltou à Câmara de Salvador, onde assumiu a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do legislativo soteropolitano.

Depois de uma discussão interna do PC do B, que definiu que teria candidatura em Salvador, e após ter seu nome confirmado após o levantamento da hipótese de ser a Deputada Federal Alice Portugal, Olívia teve seu nome referendado. O que causou um pavoroso dentro do movimento negro. O negro na prefeitura? Uma mulher e negra na chefia do maior posto da cidade de maior população negra fora da África? O sentimento foi talvez maior do que à proporção que se divulgou a notícia e assim se levantou a possibilidade da sua candidatura.

Nas iniciais pesquisas Olívia tem oscilado entre 1% e 3%. Inexpressivos ante o número de mulheres e negros aptos a votarem na cidade do Salvador. O sentimento é grande, a importância de uma mulher negra na prefeitura é imensa, mas não se transferiu até agora, esse mesmo sentimento em votos.

A verdade é que PT e PC do B sempre caminharam juntos e até por isso os quadros (poucos) do PC do B não ganharam força na cidade além do ser legislador. Olívia, Alice e Daniel Almeida, além do monstro sagrado da política baiana, Haroldo Lima, ganharam força, mas para legislar em casas municipais, estaduais e nacional. Outra verdade que é dada, é que para o próprio PC do B é melhor ter Olívia como candidata a vereadora (embora sua presença como vice prefeita em uma chapa, enriqueceria e abrilhantaria qualquer candidato a prefeito, tal qual um do PT) é muito mais vantajoso. Ela pode repetir a votação de 2004, pode superar-se e ainda puxar mais um ou até dois vereadores comunistas. Por isso, não creio que terá vida longa essa candidatura de Olívia Santana ao Thomé de Souza.

Acredito sinceramente, que na hora H, Olívia retira sua candidatura, apóia uma do PT e sai como candidata à reeleição a Câmara soteropolitana. Agora, 2010 vêm ai, ela pode ser Deputada Estadual ou Federal e muito mais breve que se pensa, poderá ser sim a primeira mulher negra e do PC do B a ocupar o comando do executivo da capital da Bahia.

É só aguardar. Êia povo Negro!!! Não será em 2008 mais será bem breve.


Próxima análise será sobre a candidatura ou não do polêmico apresentador de TV Raimundo Varela, do Partido Republicano Brasileiro, o PRB de José Alencar (Vice Presidente do Brasil) e do Senador Marcelo Crivella (líder político da Igreja Universal do Reino de Deus) e candidato a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Observação: Também discorrerei sobre os candidatos e candidatas a Prefeitura de São Paulo, Rio de Janeiro, Camaçari e Porto Alegre.

Aguardem!!! Lembrando: na parte 3 dos Prefeiturvéis de Salvador: Raimundo Varela.

2 comentários:

Unknown disse...

Foi boa sua promoção ao grnde lider da Bahia Araújo, sou Fanoel Bidu de Ubaitaba-BA, e venho junto com Pelegrino a tempo em sua vida publica é na verade um grande lider para governar a cidade de Salvador, só ele tem competencia e sabe canto por canto da quela cidade, que ainda é de poucos baianos, vamos lutar para que ele vem realmente pleitear essa vagar e dizer não as clases política local que gorvernaram ela por muito tempo e não deram o valor devido e a seu povo. Vamos a luta copanheiro que agora começa mais uma batalha. Um abrço do PT de Ubaitaba e sua comitiva junto com a companheira Suy de Ubatã.

revolução quilombolavariana disse...

REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA !

Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada a elite mundial, é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criou-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndio descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosas quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.
Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder Zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história do nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Oswaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam.Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Argnetina,Boliviana, Peruana,Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma , não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King, Viva Oswaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma, Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva os Trabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados.
http://vivachavezviva.blogspot.com/
quilombonnq@bol.com.br
Organização Negra Nacional Quilombo
O.N.N.Q. Brasil fundação 20/11/1970