A antiga Democracia Socialista, hoje ao meu ver, Direita Socialista, fez essa opção não ontem, mais bem antes do Processo de Eleições Direitas 2007 (PED). A postura da DS tem sido sempre de dialogar comas forças externas PCdoB e PSB e só depois, e leia-se, quando suas pretenções fracassam, é que procuram, lembram das forças internas.
Não quero aqui pregar um casamento super-inter-mega-hiper fiel da DS conosco da EDP ou com os/as companheir@s da AE, BS, TM, O Trabalho, Movimento PT e demais correntes, incluindo a Articulação Unidade na Luta. Quero apenas lembrar, que como corrente interna do Partido dos Trabalhadores, a DS teria (uso o passado, pois os membros da DS não pensam assim, ou se pensam, não agem da mesma maneira) que primeiro dialogar com as forças do PT, visto que eles são do PT, embora comportem-se como não sendo e ainda tenham a cara de pau de falar dos companheiros e das companheiras da Corrente O Trabalho, julgando-os como "O Trabalho comporta-se como se não fosse do PT". E qual é mesmo a postura da DS?
Vemos isso no Movimento Sindical, Estudantil: Universitário e Secundaristas e nos demais movimentos sociais e populares. Eu quero lembrar que respeito a forma de agir e pensar da DS, até porque tem esse sireito de optar pelo centro ou pela Direita e até porque, eu graças a Deus, quando entrei no PT, embora tenha sido convidado a conhecer a DS, não optei por ela e dela nunca fui e jamais serei membro. Mas tem certas coisas que ficam feias para o Partido dos Trabalhadores. Unir-se nas eleições internas com a Unidade na Luta, Reencantar e 2 de Julho, pode!!!! Tudo bem e normal, até porque é uma eleição interna e eles tem esse e outros direitos. O que não dá é na rua, no movimento sindical, estudantil, de mulheres, de negros e negras, glbtt e outros a DS viver de procurar o PCdoB e na juventude/M.E Estudantil a UJS e quando dá errado querer correr atrás das forças internas. O primeiro debate, a primeira discussão, a primeira proposta de composição tem que ser com as forças do PT. Se não dá para compor, ai procura-se os aliados de fora.
Posicionar-se como inimigo dos que militam sobre o mesmo teto (legenda) e amigar-se com os de fora é complicado e pega mal para o partido. A DS mostrou quando o deputado federal Walter Pinheiro fez -no momento em que o Governo Lula mais precisava e estava sendo (perdoe-me pelo gerundismo) espancado e desqualificado- uma plenária para decidir se saia ou ficava no PT, a corrente disse: "Vá Walter Pinheiro, nós ficamos", Pinheiro logo fez uma reflexão e permaneceu no Partido. Uma corrente que diante de outra e diversos companheir@s que sairam permanece, até mesmo sob a ameaça de perder seu deputado federal, sua repersentação no Congresso Nacional, diz que vai ficar, deve mostrar mais carinho e real amor pelo partido que optou em permanecer.
Não me assusta a posição da DS e nem me amedrontam as caras feias, discursos agressivos que tenho sofrido por parte de pessoas da DS e de sua Juventude. Continuo na minha linha de racíocio e não tiro uma vírgula do que disse (escrevi) antes e do que digo (escrevo) agora. Pois democraticamente tenho o direito de assim fazê-lo, pois a Constituição me garante e vivemos numa democracia a qual a Corrente DS renega em sua "aureliana" explicação, pois age e tem sido mais com "D" de Direita do que de Democracia.
Agora para finalizar é bom deixar explicito que: a DS não tem depois deste PED a menor condição e moral para cobrar apoio por exemplo no caso do DCE UCSal, onde tem gerido de forma péssima, onde a Universidade Católica do Salvador passa por mais uma (e talvez mais séria) crise querer que nós da EDP e da AE e de O Trabalho sejamos seus aliados, quando uma vez preferiram rachar deste a composição conosco e sairam com os "sem-partido" e nós, EDP, AE, O Trabalho e Reencantar (leia-se Paula Guerra e Tanan) fizemos uma chapa para o DCE e 50º CONUNE. Não posso olhar na cara de meus diversos e de minhas diversas amig@s de UCSal, sejam do meu curso Letras ou campus Lapa, ou sejam os de Pituaçu e Federação e diga para eles "O DCE trabalha, o DCE é bom" porque não é verdade e mentir para amig@s é que não vou. Entendo ser necessário também desde já uma reflexão dentro do DCE UFBa de como ficará esta relação e onde mais estejamos em parceria assistindo a forma DS de administrar seja o que for.
PT Saudações!!!!!!!!!
"As leis não bastam,
Os lírios não nascem das leis.
Meu nome é tumuto,
Escreve-se na pedra."
Carlos Drummond de Andrade.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário