quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dilma Rousseff e 2010

O Presidente LULA, segundo a imprensa do mundo (Brasil, Itália etc.), declarou sua preferência pela candidatura da Ministra Chefe da Casa Civil, a petista Dilma Rousseff como sua candidata a Presidência da República em 2010. Seria a (se eleita, com a vontade do povo, força da militância petista e o “toque de Midas” de LULA) primeira mulher a presidir o País.
Dilma, foi do PDT, hoje (desde um tempo) é do PT e nunca foi administradora. Nunca foi Prefeita e nem Governadora de Estado. Começou no Governo Federal em 2003 no primeiro mandato de LULA como Ministra de Minas e Energia, onde, aliás, teve diversos problemas com a ex-Ministra de Meio Ambiente, a também petista Marina Silva (Senadora/Acre), que no último PED – Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores apoiaram e votaram em José Eduardo Cardoso (Mensagem ao Partido) e Ricardo Berzoine (Construindo Um Novo Brasil) nos primeiros e segundos turnos respectivamente. Os problemas com Marina Silva estenderam-se ainda quando Dilma foi trocada de Ministério.
Dilma exitou entrar na Casa Civil, logo que José Dirceu (ex-Deputado Federal São Paulo) renunciou para reassumir seu mandato de Deputado para se defender das acusações que sofrera por parte do também ex-Deputado Roberto Jefferson (PTB/RJ). LULA insistiu e Rousseff foi parar no comando da Casa Civil. Pegou uma Casa Civil já divida em duas, uma vez que a Coordenação Política foi transformada no Ministério de Relações Institucionais (Articulação Política). Mas com força.
Dilma foi à protagonista de diversos episódios nos últimos tempos, o que só fez com o País conhecesse-a e houvesse maior notoriedade na mídia. A personalidade da Ministra é de força. Foi vítima da Ditadura e sofreu as maiores barbarias nas mãos dos Militares. Aprendeu com o sofrimento. Viu companheiros e companheiras caírem mortos e mortas. Não deletou seus camaradas. É um exemplo de resistência e luta. Um dos melhores nomes da política e esquerda no Brasil.
Sem dúvidas, será um grande nome se de fato for à candidata. Possivelmente (creio) enfrentará Prévias no PT. O Senador Eduardo Suplicy (PT/SP) já manifestou interesse de ser candidato a Presidente do Brasil. Não podemos dizer que Suplicy desistirá e nem dizer que ele não seja nome para tal disputa. Disputou com LULA uma Prévia. A de 2002, justamente quando LULA disputou e venceu Serra (José, PSDB, Governador SP). Provavelmente o candidato dos tucanos que disputará com a candidatura petista. Ou melhor, a candidatura do Governo, a candidatura (candidato ou candidata) de LULA.
Dilma precisará de um Vice em sua chapa que seja nordestino e tenha peso na região. Ciro Gomes, Deputado Federal do PSB do Ceará, é um nome, mas, com o tamanho do PMDB soa interessante que um peemedebista seja o Vice de Dilma. Mas quem será? Jornais e blogs sinalizaram que LULA teria dito que Geddel Vieira Lima (PMDB/Bahia e Ministro da Integração Nacional). O caso é que Geddel não é exatamente esse nome de coerência e força dentre os Estados nordestinos. Porém, no PMDB nordestino representa de fato uma força, 300 mil votos para Deputado em 2006. Ministro hoje e que fez agora João Henrique Carneiro Prefeito de Salvador contra a candidatura do PT, do DEM (o representante típico da família de ACM) e um ex-Prefeito que sempre foi “carlista” e depois virou tucano.
As coisas ainda estão confusas. O PMDB é sempre uma incógnita. Pode vir com o PT, pode ir com o PSDB, pode se dividir como em 2006 na eleição LULA X Alckmin (tucano de SP). Resta a todos e todas aguardar.

Nenhum comentário: