quinta-feira, 2 de abril de 2009

Salvador: 460 Anos

A bela cidade de Salvador, dividida por natureza entre Salvador Cidade Baixa (Comércio, Penísula de Itapagipe) e Salvador Cidade Alta. Cidade linda, negra, prém ainda racista e que não assumiu-se enquanto ser negra.
Pelourinho, Elevador Lacerda, Cristo da Barra e Farol da Barra e de Itupuã. Locais conhecidos e belos, mas sem comparação quando o assunto é Ponta de Humaitá, Ribeira, Praia da Boa Viagem, Pedra Furada e Monte Serrat e Bonfim. Sem falar em locais que são renegados pela mídia e o turismo governamentalesco, como Uruguai, Paripe, São Caetano, Pirajá, Liberdade.
Cidade de esquerda que nunca deu direito ao maior partido da esquerda latino-americana, o PT de governá-la. Cidade preta que nunca elegeu um negro ou uma negra para assumir a Prefeitura. Cidade que durante anos foi maltrata pelo filho "ilustre" que sempre a maltratou e a abandonou.

Cidade cantada e contado por poetas, poetisas, cantores e cantoras. Cidade de Carnaval que une e separa os filhos dos turistas e demais.

Cidade rica, encantada e encantadora. Cidade de Gragório de Mattos, Jorge Amado, Caymmi, Gal e Gil. Tom Zé, Ivete Sangalo, Glauber Rocha e Margareth Menezes. Cidade de evangélicos, candomblecistas, católicos, ateus e atoas. Cidade do axé.
Cidade do Esporte Clube Vitória, barradão e torcedores rubro-negros e do Bahia e seus tricolores sem estádio eternamente.
Cidade do Fantasmão, Chiclete, Raul Seixas, Pitty, do samba e do choro. Do reggae do axé music. Cidade de Edson Gomes e Tomate.
Cidade de políticos: Lídice da Mata (única mulher a ser Prefeita), Luiz Alberto, Moises Rocha, Pelegrino, ACM Neto, Leonelli, Mangueira, Olívia Santana, Ruy Barbosa e Dr. Waldir Pires.

Eu amo Salvador, Nasci aqui e quero morrer aqui e ser enterrado aqui. Canto essa cidade e peço que a mesma se assuma como negona que é. Que quebre igual a negona, que desça até em baixo e que saiba quanto é doce morrer em seu mar.
O mar de Salvador... O mar Salvador! Terra linda, que onde eu vou vai também. Cidade linda de ver. Cidade de Dalila, do axé e do bem querer. Parabéns Salvador. Mais 460 anos de tradição, história e amor.

Axé Salvador!

Nenhum comentário: