quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

João Henrique ou Nero de Salvador?

A cidade de Salvador vive dias de pura e intensa turbulência: administrativa, política, de segurança, lazer e acesso à cultura dentre outros pontos fáceis de serem elencados.

O Prefeito de Salvador, Sr. João Henrique de Barradas Carneiro - ou o Nero de Salvador - do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) mostrou mais uma vez a face de sua má administração. Uma mudança repentina de secretários que nada acrescentaram a vida de soteropolitanos e soteropolitanas. O vice Prefeito, Doutor Edvaldo Brito disse à imprensa que não foi consultado e nem sabia tal qual a população, da mudança até que as noticias foram ventiladas pelos blogs, jornais e rádios e TV's da cidade e Estado informarem.

Onde vamos parar? Aumentou mais uma vez e sem justificativa plausível - pois o transporte público dessa cidade continua indo de mal a pior, escassez de ônibus, mini-ônibus lotados em horário de pico, redução de frota, superlotação, ônibus velhos, assim se encontra - o transporte público de Salvador. Tirou vereadores da Câmara e Alfredo Mangueira, de seu partido, o PMDB, um dia após assumir (igualzinho como fez com a Presidência da Câmara) renunciou a Casa Civil.

Uns dizem que quem orienta o Prefeito é o Governador Wagner, que teria sido ele o negociador da ida do deputado Bacelar para a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SECULT); outros dizem que o mentor de mudanças no secretariado é o deputado federal, ainda no DEM, ACM Neto, que negou ser o mentor da dança das cadeiras. Há aqueles que dizem que quem orienta a Nero, quero dizer, a João Henrique, é a mesma pessoa de sempre, a mulher dele, a deputada estadual Maria Luiza Carneiro do PSC.

O Prefeito disse que queria mudar de partido. Falou em PV e prometeu aos verdes criar a secretaria muncipal de meio ambiente e dar a eles, além da coordenadoria de juventude; não foi para o PV. Flertou com o o seu antigo partido o PDT e o PSC de sua esposa e não foi para nenhum dos dois; Dialogou com o PP do Ministro das Cidades, Mario Negromonte e até então, não fechou nada. Falam de sua saída do PMDB por vontade ou por expulsão. A vida/filiação partidária é uma confusão, não seria diferente a sua gestão.

Salvador está e vive um caos, um incêndio pode-nos sobre vim a qualquer momento. Engarrafamento a toda hora e em toda cidade. Serviços de péssima qualidade. Atrasos de salários. Demissão de terceirizados, ápós uma reunião do Prefeito; descontrole na gestão, contas ainda não aprovadas; estudantes nas ruas protestando contra o Prefeito e o seu aumento abusivo na tarifa de transporte público, gritando palavras de ordem como "estudantes na rua, Prefeito a culpa é sua!". Onde vamos parar? Qual a próxima saia justa na qual nossa cidade será posta por esse senhor, que deveria administrar apenas. Somente isso. Zelar pela Salvador que quando assumiu, pôs inúmeras vezes nas TV's a música "quem ama dá carinho, quem ama dá amor, e cuida bem direitinho, sabe mostrar seu valor. Quem assim de verdade, não maltrata nem com uma flor, cuida bem da sua cidade, quem ama São Salvador". Lembra-se disso? E lembra também de "Todo mundo tem um João... Salvador também tem o seu João!". Eu é que não tenho e não quero nenhum João.

Uma das músicas de campanha do Pfereito dizia "Vem João, que esse povo bonito te espera pra quebrar os grilhões da miséria... Vem João!". Agora eu digo e afirmo por escrito o que sempre disse: "Saí João!". A melhor coisa que o Prefeito de Salvador, Sr. João Henrique Carneiro - o Nero de Salvador - pode fazer é renunciar. Entrega a gestão ao vice Prefeito, Professor Edvaldo Brito do PTB e deixa que ele termine esse mandato. Evite por favor, sr. João/Nero mais uma catástrofe em nossa cidade.

Se ama de verdade e não quer (mais ainda) maltratá-la nem com uma flor, saia da Prefeitura Municipal da Cidade do Salvador. Deixe-nos viver e viver em paz. Livre-nos de suas trapalhadas e aberrações.

Por LAW ARAÚJO - militante do Movimento Negro, Coordenador Geral e Fundador do Coletivo Pensar Negro (entidade filiada à Coordenação Nacional de Entidades Negras - CONEN) e Coordenador de Comunicação da CONEN fórum Bahia.

Nenhum comentário: