terça-feira, 18 de março de 2008

SÉRIE PREFEITURAVÉIS: SALVADOR, BAHIA

SÉRIE PREFEITURAVÉIS: SALVADOR

Começo a discorrer aqui uma série sobre cada um dos pré-candidatos e pré-candidatas ao Palácio Thomé de Souza, nas eleições de outubro de 2008.

A lista é grande: Nelson Pelegrino (PT), Lídice da Mata (PSB), Antônio Imbassahy (PSDB), Olívia Santana (PC do B), ACM Neto (DEM), Luiz Alberto (PT), Raimundo Varela (PRB), Edvaldo Brito (PTB), Walter Pinheiro (PT), Gerdan Rosário (PTC) e João Henrique (PMDB) atual prefeito.

Destes, João está no Thomé de Souza, Lídice, Imbassahy e Edvaldo já estiveram e Nelson Pelegrino, Luiz Alberto, Walter Pinheiro (todos do PT), ACM Neto, Olívia Santana, Gerdan e Varela nunca ocuparam. Gerdan e Varela nem legislar nunca legislaram, diga-se passagem.

Dou inicio com os que nunca estiveram e querem estar no comando desta cidade. A primeira capital do país e hoje terceira maior. Lembro-me de um ditado dos antigos, “quem nunca viu quer ver, quem já viu quer correr”, mas não se serve muito para os que já viram como Lídice, Imbassahy, João e Edvaldo.

Desta lista dou o ponta-pé inicial começando por Nelson Vicente Portela Pelegrino.

Nelson Pelegrino é Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores, PT. Já presidiu o PT e pelo mesmo disputou o Thomé de Souza em 1996, 2000 e 2004. Quase em 2004 chegou ao 2º turno enfrentando o atual prefeito João Henrique de Barradas Carneiro.

Pelegrino tenta disputar pela quarta vez tal qual Lula disputou a Presidência (1989, 1994, 1998 e 2002). É super popular na cidade. Conhece-a como suas mãos. É indiscutivelmente o maior quadro político de Salvador, da Bahia, do Nordeste e com destaque nacional e internacional, podendo despontar ainda mais no cenário nacional.

Militante árduo dos direitos humanos e da causa do trabalhador tem seus méritos para poder assumir a prefeitura. Mas dentro do PT não tem unanimidade em torno de si, como ocorre na cidade quando comparado aos outros nomes colocados dentro do PT. Ainda não está tão bem colocado em pesquisas iniciais, mas de longe supera Walter Pinheiro, Luiz Alberto (deputado federal e secretário de Estado, respectivamente) e Olívia Santana, vereadora comunista. É de longe o nome realmente do Campo da Esquerda, Democrática e Popular desta cidade, o que reúne em um só bloco e lugar o PT, PSB, PC do B, PV, PPS, PCB, PMN e tendo espaço ainda para a inclusão do PDT.

Acredito piamente na capacidade, paixão e força de vontade existentes em Pelegrino para disputar, ganhar e gerir de maneira séria, justa, igualitária e humana esta cidade negra que mata seus negros e negras. Está cidade desigual e desumana. Está cidade realmente dividida em Cidade Alta (elitista, bonita, asfaltada, bem cuidada) e a Cidade Baixa (sofrida, destruída, pobre, feia, suja e sem segurança) que vai além da Ribeira, Uruguai e Jardim Cruzeiro. Passa por todo o subúrbio ferroviário: Coutos, Paripe, Periperi, Lobato, Alto do Cabrito e passa por Pirajá (rua velha e nova) até as Cajazeiras, sem esquecer do Nordeste de Amaralina, Pau da Lima, Boa Vista de São Caetano e etc. Mas considero que qualquer um, não só Pelegrino, comete um ato de “loucura” ao querer disputar essa prefeitura. Salvador hoje, mais do que ontem, está quebrada e o prefeito ou prefeita, ganhará uma bomba relógio.

O que Nelson Pelegrino precisa é convencer o seu PT a cumprir o papel que sempre cumpriu. De ser e estar na cabeça da campanha. Pois do contrário, dificilmente sairá para esta quarta disputa.

Com o apoio de Lula e Wagner, e óbvio, com um projeto para Salvador de toda gente, como pregou em sua última campanha, torna-se mais atraente votar em Nelson do que qualquer outro. Líder experiente, competente e que tem realmente interesse na disputa, não quer marcar terreno.

Dependendo do que o PT decidir e de uma ajuda real (algo que duvido que tenha) de Lula e principalmente de Wagner, pode deslanchar. Encerro essa análise afirmando que é um ótimo nome (dentro do PT o melhor) para disputar a Prefeitura de Salvador. Mas, modéstia aparte preferiria tê-lo desenvolvendo mais e mais seu mandato de deputado Federal e depois galgando uma vaga de Senador em 2010. O que sem dúvidas engrandeceria a Bahia, que nunca teve um Senador de verdade que corresponda ao seu tamanho. Nem mesmo nos tempos de Rui Barbosa e ACM o tivemos. Tanto Rui quanto ACM foram importantes Senadores para a Bahia, mas Nelson Pelegrino pode de fato representar essa terra com a grandiosidade que tem em si e que corresponde com a desta terra. O problema ai agora, é convencer a Nelson de que seria melhor ir para o Senado Federal do que o Thomé de Souza e depois do Senado o Palácio de Ondina.

Quem conseguir convencê-lo ganha um doce. Mas que venha a disputa e veremos se eleito, um futuro grande Prefeito desta cidade.

Nenhum comentário: