sábado, 12 de setembro de 2009

Nelsinho Piquet

Acusações envolvendo o piloto tem sido destaque na mídia brasileira e internacional. Acusado (e agora confesso) Nelsinho Piquet teria de fato acidentado-se para pribilegiar Fernando Alonso, parceiro de escuderia.
Jovem, talentoso e mesmo tendo nascido fora, naturalizadissimo brasileiro, é uma pena vê-lo envolvido em um excândalo desses, mas há de se reconhecer que não é o primeiro (e creio que não será o último, infelizmente) a estar envolvido numa coisa dessa.


Biografia:
Nelson Ângelo Tamsma Piquet Souto Maior[1] ou Nelson Piquet Jr. e mais conhecido como Nelsinho Piquet, (Heidelberg, 25 de Julho de 1985) é um automobilista alemão naturalizado brasileiro.[2] Nasceu na Alemanha mas se mudou para o Brasil ainda criança sendo criado em Brasília. É filho do tricampeão brasileiro de Fórmula 1 Nelson Piquet.
Nelsinho é filho de Nelson Piquet com a modelo neerlandesa Sylvia Tamsma.[3] Começou sua carreira no kart em 1993, aos oito anos de idade, quando foi morar no Brasil. Permaneceu nesta categoria até 2000. Em 2002 se sagrou campeão da Fórmula 3 Sul-americana. Depois de uma temporada arrasadora na Fórmula 3 britânica, onde se sagrou campeão no seu segundo ano de disputa, Nelsinho, se transferiu para a GP2. Lá não obteve o mesmo sucesso na sua primeira temporada, contando com um equipamento mediano e prejudicado pelas desavenças entre a Piquet Sports (organização de seu pai, criada exclusivamente para ajudar em sua ascensão à Fórmula 1) e a Hitech, as duas companhias que dividiam a equipe Hitech Piquet Sports.
Em
2006, pela equipe Piquet Sports, que assumiu o controle total da equipe, na GP2, e teve como maior adversário o inglês Lewis Hamilton, piloto que dominou a Fórmula 3 européia e que se tornou o campeão, Nelsinho garantiu a segunda posição. Já treinou em algumas oportunidades com equipes de Fórmula 1, a Williams e a extinta BAR. Também participou da competição automobilística A1GP, uma competição entre nações, que foi disputada pela primeira vez entre a final de 2005 e início de 2006.
Em
2007 foi um dos pilotos de testes da Renault, ao lado de outro piloto brasileiro, Ricardo Zonta. Foi anunciado para 2008 como piloto titular ao lado de Fernando Alonso, pela equipe Renault. Ainda em 2008, também pela equipe francesa, conseguiu seu primeiro pódio, ao chegar na segunda colocação no Grande Prêmio da Alemanha, disputado no dia 20 de Julho de 2008.
Em
3 de agosto de 2009, devido aos seus maus resultados obtidos na temporada, acabou sendo dispensado pela Renault.[4]
No dia 10 de setembro de 2009 o piloto assumiu, mediante a FIA que provocou o acidente durante o GP de Cingapura em 2008 para beneficiar a equipe Renault. Tal fato, considerado um escândalo, pode determinar o encerramento definitivo da breve carreira do piloto na F1.[5]

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