quinta-feira, 24 de abril de 2008

Série Prefeituravéis- parte 3

Raimundo Varela e sua Candidatura

O apresentador da TV Itapoan / Rede Record de Televisão, assim como nas eleições de 2004 apresentou agora em 2008 a sua pré-disposição para disputar a vaga de maior mandatário da cidade do Salvador.
Muitos acreditavam que tal em 2004 Varela retiraria a sua candidatura, mas o cenário realmente é outro. A não presença de ACM é um fator também a ser levado em conta para o bem e para o mal (até parafraseando o próprio “Faraó” da política baiana). Em outros tempos quis ACM que Varela fosse candidato pelo PFL, hoje Democratas, mas o mesmo não quis. Seria de fato naquele tempo um fator de peso se Varela fosse o candidato de “Toninho Malvadeza”.
Depois da morte do mesmo muitas mudanças aconteceram, até apresentadores da TV Bahia mudaram de casa. E Varela é candidato não pelo partido de ACM e nem mais pelo seu antigo partido o PTC. Agora é candidato do recém-fundado e não menos desprestigiado Partido Republicano Brasileiro, PRB, que já nasceu com o Vice Presidente da República José de Alencar como filiado e Presidente de Honra e o Senador Marcelo Crivella do Estado do Rio de Janeiro e líder político da Igreja Universal do Reino de Deus, possivelmente o novo Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, uma vez que pelo o que as pesquisas mostram o mesmo tem grande chances de ocupar o cargo que Varela quer aqui, lá na cidade da dengue e dos homicídios.
A candidatura de Varela, por ser um homem do rádio e TV e viver batendo nos governos, mostrando as falhas do mesmo e povoando os lares de soteropolitanos e baianos de sensacionalismo barato, coloca-o em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Mas todos nós atuantes militantes políticos, cientistas e jornalistas e mesmo os leigos, sabemos que intenção não é voto garantido. Voto é voto quando o mesmo está na urna e é contado ao fim da mesma.
De qualquer forma, sua campanha tem capilaridade, mesmo com pouco ou nenhum tempo de TV e rádio para apresentar suas propostas, (se é que as tem) no contato da campanha com o povo, no dia a dia da mesma, garantirá ao mesmo, ser o grande incomodo dos políticos de carreira e que já exerceram ou exercem cargos no legislativo e executivo. Varela vive ainda o imbróglio de não saber se terá o PR do Bispo Márcio Marinho e do Deputado Maurício Trindade (aquele do escândalo do leite quando ia ser vice de João Henrique em 2004 e estava no PSDB, hoje de Imbassahy que era do PFL de César Borges que hoje é o presidente do PR deste mesmo Maurício conhecido por ligar as trompas de mulheres em bairros da periferia de Salvador e que hoje quer ser vice de ACM Neto, do DEM, ex-PFL, quanto coisa não?) como seu vice, o que lhe garantiria tempo de TV e rádio.
Vamos aguardar para ver no que dará essa candidatura de Varela que alguns ainda crêem que ele retirará, eu particularmente não. De qualquer sorte, é sabido também que a IURD, Igreja Universal do Reino de Deus certamente mesmo que o PR de Marinho entre de vice de ACM Neto e mesmo tendo Tia Eron candidata a vereadora pelo DEM junto com outros vereadores, à exceção de Sildevan que é do PRB, fará campanha e votará em Varela, a não ser e ainda sim, não sei, se Marcio Marinho for o vice de ACM Neto. Para a IURD será melhor ter o vice Prefeito de Salvador que é membro da Igreja e seu líder político estadual do que ter o Prefeito que não é fiel da Igreja e pode não ser tão fiel a Igreja quando chegar ao Thomé de Souza.

Nenhum comentário: