quinta-feira, 24 de abril de 2008

Série Prefeituravéis - Parte 6

Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto – ACM Neto

Discorro agora sobre o herdeiro político do Faraó da Bahia, o finado Antônio Carlos Magalhães, o ACM, o Toninho Malvadeza. ACM Neto, fenômeno eleitoral nas eleições de 2002 na busca de uma vaga à Câmara Federal, tenta ir além de ter o nome do avô, tenta copiá-lo e quer ser o novo “coronel” da política baiana.
ACM Neto aparece nesta disputa com a obrigação de retomar o prestígio perdido pelo seu partido, o ex-PFL, hoje Democratas. Mas o imbróglio está tão grande e o prestígio dos Magalhães na política anda tão em baixa que dificilmente Netinho poderá brincar de prefeito de Salvador. Óbvio que não se pode descartar um carlista do peso de ACM Neto, afinal, é a representação viva do sonho de continuar o carlismo e sua oligarquia na política do nordeste.
Mesmo sem a presença viva de ACM (o que não ajudou César Borges em 2004 e muito menos Paulo Souto e Rodolfo Tourinho, em 2006) Neto conta com o apoio do ex-governador Souto e de um empurrãozinho discreto do senador e presidente do PR Borges, que pode lhe dar o vice, cogita-se o Bispo Márcio Marinho (da Igreja Universal do Reino de Deus, que sempre lançou seus vereadores e deputados pelo PFL, mas hoje quer apoiar Varela no PRB que abriga muitos políticos da Igreja) e até a própria esposa de Borges, a ex-presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia, Tecia Borges.
Mesmo com a indefinição do vice, o DEM que outrora fazia chapa majoritária com seus quadros, dispensando o vice de outro partido aliado, como foi com Paulo Souto e o recém falecido Eraldo Tinoco, está articulando e confiante de que poderá ter com ACM Neto a frente da Prefeitura de Salvador, a retomada do glamour político. Uma vez que nada garante que Kassab leve a prefeitura de São Paulo, principalmente por este racha com o PSDB que quer Geraldo Alckmin e pelo fato de que César Maia não fará sucessora no Rio de Janeiro. Com isso, Salvador é a menina dos olhos do DEM e ACM Neto o seu grande expoente, o seu homem forte. Não foi a toa que o DEM em peso desceu a Salvador para comemorar o aniversário do partido aqui e fazer o lançamento de Neto a Prefeitura, cargo que já fora ocupado por seu avô.
Para ACM Neto o ideal seria ter Varela fora da disputa e o apoiando, o que dificilmente ocorrerá. Seria bom ter o avô vivo de seu lado para tentar com o resto de prestígio que o velho coronel tinha assegurar alguns votos. Mas tudo está difícil para ele, fora o fato de Neto não tem o carisma do avô e não é visto como esse líder popular para governa uma cidade tão controvérsia como Salvador.

Nenhum comentário: