quinta-feira, 24 de abril de 2008

Série Prefeituravéis- Parte 4

Walter Pinheiro, Luiz Alberto e J. Carlos

Dando continuidade a Série de Prefeituravéis, falo hoje sobre mais três pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores deste município que são eles (além de Nelson Pelegrino, membro da Esquerda Democrática e Popular, EDP, Tendência Interna do PT, já citado nesta Série e de maior expressão dentre todos), o Deputado Federal Walter Pinheiro (membro da Tendência Democracia Socialista, DS); o Secretário Estadual de Igualdade Racial e Deputado Federal licenciado Luiz Alberto (membro do Coletivo 2 de Julho) e o Deputado Estadual J. Carlos (membro da Tendência Construindo um Novo Brasil, ex-Articulação Unidade na Luta, ex-Campo Majoritário do PT).
A avaliação que faço destas três candidaturas é que realmente nenhuma deles é pra valer e nenhuma deles (sem trocadilhos com os pré-candidatos) tem capilaridade para disputar o Thomé de Souza.

WALTER PINHEIRO – nunca disputou o Thomé de Souza e nunca foi o deputado mais votado do PT em Salvador, posto esse ocupado até hoje só e somente só por Nelson Pelegrino, como o Federal de toda a Salvador. É apresentado como sendo o candidato novo, o que pode unir todos os partidos aliados, o PSB de Lídice, o PCdoB de Olívia, o PPS de Virgílio Pacheco e o PV de Beth Wagner, além do PTB de Benito Gama e mais alguns. O grande fato, as pesquisas, que concordo, não significa garantia de vitória ou de derrota em eleições, Pinheiro aparece com menos de 1%. Perde para Nelson Pelegrino, Lídice da Mata e para Olívia Santana também. Como pode Pinheiro agregar Lídice e Olívia se o mesmo não tem nem votos para mostrar a estas aliadas? Qual a real votação de Walter Pinheiro em Salvador? O que ele tem a oferecer? Unir para esperar ganhar as eleições em cima dos votos de Lídice e Olívia? Então sendo assim, elas não são burras, a candidata tem que ser uma das duas, se bobear, Lídice e Olívia vice ou Olívia e Lídice vice, o PT neste plano não seria nem vice, pois, Pinheiro não tem capilaridade (sem trocadilhos, mais uma vez, só pra enfatizar) para assegurar aos eleitores de Lídice e Olívia a representatividade de projetos que as mesmas representam para os seus eleitores.
A proposta do novo também não é argumento suficiente para garantir nada. Suplicy em 2002 era o novo quando disputou as prévias do PT com um Lula que tinha disputado e perdido as eleições de 1989, 1994 e 1998. No entanto o PT entendeu e não abriu mão de Lula e eis que Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito Presidente do Brasil. E o novo? O povo quis aquele que já tinha dentro destes anos de disputa e fora deles, rodado todo o Brasil e conhecia de fato a sua realidade, enquanto Suplicy permanecia preso ao Estado de São Paulo.
Hoje se repete a mesma história com Pelegrino. Ele conhece Salvador e seus problemas por ter disputado três vezes e por mesmo fora da disputa continuar a percorrer a cidade. A experiência conta e muito. Ter disputado 1996, 2000 e 2004 traz também as desvantagens, é óbvio. Muita exposição, muito ataque a ser sofrido. O PMDB de João fez pesquisa e pôs a musa do Axé e da torcida do Esporte Clube Vitória (meu time) Ivete Sangalo na disputa e ela ganhou de todos, de Varela, Lídice, Imbassahy, Pelegrino, Olívia e João. Ivete aparece muito, comercial de shampoo, sabonete, programas de todas as emissoras, clipes na MTV e TV Mundial, na subida do Vitória para a série A, no seu programa de fim de ano na TV, enfim, carnaval, seu trio, trio e camarote de amigos e amigas, mas tem também os que criticam, acham que ela é ruim como cantora e tal. Muita exposição muito ataque. Só para concluir, Pinheiro ficou muito conhecido quando bateu e bateu dura e diariamente no Governo Lula, enquanto Pelegrino, Zezéu e outros faziam à defesa, inclusive Wagner, na época ministro. Pinheiro pintou e bordou. Disse que não votava, disse que o governo estava errado com as reformas, disse que ia pro PSOL de Heloísa Helena e depois quis ser ministro, levou um não de Lula e hoje, é o petista que aglutina? Desde quando? É bom lembrar, mesmo que doa e incomode muitos, que Nelson Pelegrino é o maior nome do PT de Salvador. O que aglutina sim e que tem real propósito de disputar para ganhar, não pra levar João ao segundo turno, pois este, nem com reza forte de terreiro e sessão do descarrego na IURD chega lá. E lembrando que Pinheiro quer mesmo é ser senador, trabalha para isso desde 2006 ou até antes.

LUIZ ALBERTO – A Candidatura de Luiz Alberto, pode ser um avanço na luta anti-racismo e fazer com que Salvador tenha um prefeito negro.
Mas acho que ainda não tem peso e não faz com que de fato seja melhor alternativa nessas Prévias.
J. CARLOS – Tal qual em 2004 reaparece como candidato. O interessante é que sua corrente embora tenha negado o nosso presidente Jonas Paulo, trabalha para ter Pinheiro candidato, se não fosse verdade, teriam vestido a camisa de J. Carlos e estavam indo para as prévias com a mesma sede com a qual foram ao PED 2007.
Em 2004 retirou, pois viu que não ia muito adiante e todos sabem, espera ver o PT com o prefeito desta cidade para argumentar que retirou sua candidatura em prol do companheiro Prefeito (eleito pelo PT) e pedi a Secretaria Municipal dos Transportes, uma vez que é rodoviário e deste sindicato e movimento despontou para a política legislando. De certo, J. Carlos espera Nelson Pelegrino candidato, pois sabe que pode ganhar desta vez de fato e ai pleitear a Secretaria de Transportes.

Resta-nos aguardar a retirada das candidaturas ou as prévias para ver quem será o candidato do PT de Salvador na disputa pelo Palácio Thomé de Souza.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.