sábado, 24 de abril de 2010

Waldir Pires: "O militante senador" Por Law Araújo*

Escrevo de vermelho com a cor símbolo da esquerda para falar de um homem que foi MDB quando este era a única forma de organização daqueles e daquelas que lutavam contra a ditadura e direita do Brasil. Waldir Pires, baiano legítimo, nascido e dedicado a essa terra. Filho da Bahia de nascença e não de troca de domicílio. Waldir entrou no PT na década de 90 e sempre se portou como um militante disciplinado e defensor dos interesses do PT, da esquerda, da Bahia e do Brasil.
É sim um homem velho. Fato. Têm 84 anos de vida e de vida pública 60 anos dedicados à Bahia. Foi ministro do que seria o governo Tancredo e acabou sendo Sarney (José Sarney - 1985), foi governador da Bahia, candidato a vice Presidente da República - e podia ter sido candidato a Presidente -, foi Ministro da CGU e da Defesa do governo LULA, antes teve em 1994 o mandato descarada e escandalosamente roubado e em 2002 novamente emprestou seu nome numa chapa Wagner-Waldir-Haroldo (Lima, PCdoB) à disputa como candidato ao Senado Federal. Foi deputado pelo PT quando usava o número 1313. Um conhecido, testado e aprovado. Teve dificuldades em seu governo? Sim, a história conta isso, eu tinha apenas 1 ano em 1986 quando Waldir ganhou o governo a época pelo PMDB baiano. Mas a mesma história conta grandes feitos de Waldir e afirma que sua vitória foi importante para mudar a cena política da Bahia, infelizmente não foi tão compreendido quando desprendido de vaidades foi ser Vice na chapa de Ulisses Guimarães. Apoio LULA no segundo turno de 1989 contra Collor e marchou com ele.
A história conta da humildade, competência, respeito, coerência que Dr. Waldir possui. Sua vitória em 1986 foi relembrada em 2006 quando Wagner conseguiu chegar ao poder. Críticos diziam que Wagner faria governo pior ou igual ao de Waldir. Os acertos do governo dele ninguém lembra, cita e exalta. Injustiças de um mundo e da política que Waldir conhece e conhece muito bem. Um parêntese merece ser feito, jamais, Dr. Waldir montaria uma chapa sendo ele hoje governador com PR (César Borges), Otto e nem teria dado cargos ao PSDB (Presidência da Assembleia Legislativa - Marcelo Nilo e espaço na Embasa - Imbassahy/ PSDB) ou iria à convenção do PSDB e PMDB no caso da Prefeitura de Salvador como equivocadamente fez o governador Wagner. Dr. Waldir, a quem eu peço licença para já chamar de Senador Waldir Pires, sem arrogância e prepotência alguma, alertou e buscou e busca uma chapa com que o que há de melhor, mais preparada e principalmete que têm lado na política da Bahia. Essa ideia de juntar todo mundo, atrair adversários isso é no minímo antiético. O povo disse entra Wagner e sai Souto (Paulo Ganem Souto, presidente do DEM - BA), isso quer dizer que oposição tem que ser oposição e governo tem que ser governo. Não combina, não tem sentido e nem é coerente ter adversário transformado em aliado. Raul Seixas dizia sempre da "Metamorfose Ambulante", do poder mudar sempre. Na política, ainda sou jovem, apenas 25 anos e 10 ou um pouquinho mais de militância começado no Movimento Estudantil Secundarista e continuado hoje no Universitário, mas creio que não cabem "metamorfoses" na política. Ou se tem lado ou não se está de lado algum. Waldir alerta sobre isso. Coerência, lado definido. Ser de esquerda de fato, isso é o que prega isso é o que considera viável e é de fato. Por isso esse homem de 84 anos, velho, sim, velho, porém lucido e de uma sabedoria sem igual. Waldir é o que a Bahia tem de melhor para mandar para o Senado Federal. Waldir é um senador do tamanho da Bahia. Precisamos de um senador do tamanho da Bahia e esse homem é Waldir Pires.
Como jovem, defendo a renovação dos quadros, mas nesse momento, o melhor quadro é Waldir Pires.



A base do PT quer Waldir. O ouvido do governador se fez insensível até quando pôde. César disse adeus a Wagner e hoje critica-o, acusa-o e é acusado e criticado. Waldir está ai pacientemente e pronto, como militante que é para cumprir qualquer que seja a tarefa. Porém, não cabe mais e somente ao Partido dos Trabalhadores da Bahia decidir se lança ou não Waldir. Waldir está e é do PT. Mas para, além disso, Waldir é da BAHIA. Waldir é a BAHIA. Waldir é do tamanho da BAHIA e essa terra, quer seu filho de Acajutiba no Senado. Não podemos prevaricar em "ungir" Waldir como candidato ao Senado. Tem peso político, dará peso e cor (vermelha) à chapa de Wagner e de fato será a representação da esquerda nessa chapa, falta alguém de esquerda e com cabeça 100% de esquerda e socialista nessa chapa, não existe ninguém de esquerda nessa chapa, existe um governador do PT de esquerda, portanto, porém com cabeça de governo e sempre preso a governalibilidade e a política (esdrúxula) de alianças. Waldir é a esquerda socialista no Senado. Waldir diferente de alguns, não será um senador calado, apático e despercebido no Senado Federal. Como disse Edson Barbosa, ex- diretor da BahiaTursa em artigo publicado dia 23 de abril de 2010 no Jornal "A Tarde" Waldir no Senado, não fugirá de debates e será o grande representante dos interesses da Bahia e do Brasil e grande sustentador do governo Wagner e Dilma na casa maior e mais antiga da legislatura do país. A Câmara Alta será enriquecida com a presença de Dr. Waldir.
Entendam de uma vez por todas, Dr. Waldir Pires não está se colocando e sendo colocado (sou defensor de seu nome até a última gota d'água como candidato ao Senado) por vaidade, por falta de opções - ele é a melhor e mais preparada opção - , não é pelo salário e status de Senador da República. Não é para aparecer na mídia e falar besteiras (que nunca andou falando e nem ligando para blogs como alguns fazem). Waldir está à disposição da Bahia e se submetendo à legenda Partido dos Trabalhadores única e exclusivamente para defender os interesses da Bahia, do Brasil, do governo Dilma e Wagner, da esquerda e da democracia brasileira e latino-americana.
Por tudo e muito mais, sou WALDIR PIRES SENADOR DA REPÚBLICA sim. Não defenderei e nem apoiarei em prévias Walter Pinheiro e nem Nelson Pellegrino porque entendo que esses companheiros ainda terão suas vezes e contribuem muito mais disputando ambos, as suas respectivas cadeiras na Câmara dos Deputados. Senado é WALDIR PIRES.
Não estarei no encontro do PT, estarei fora, mas torcendo e acompanhado essa fácil e tranquila decisão - se é que ainda precisa se decidir algo - a BAHIA quer WALDIR. Ele não será senador para se licenciar em 2012 e vir para uma disputa de prévias e Prefeitura de Salvador, Waldir vai além e está a cima dos projetos pessoais e restritos. Waldir é o senador de toda a BAHIA e dignificará nosso Estado ainda envergonhado com o "estupro" do painel eletrônico.
Para engrandecer a Bahia, moralizar o Senado e a política, pela ética e esquerda: WALDIR PIRES SENADOR - PT 133.
Law Araújo *
Acadêmico de Letras Vernáculas Universidade Católica do Salvador - UCSal;
Membro da Comissão Paritária FIES - Universidade Católica do Salvador - UCSal;
Secretário Nacional de Combate ao Racismo da Executiva Nacional de Estudantes de Letras - ExNEL gestão 2009/2010;
Filiado do Partido dos Trabalhadores, 9ª Zona (Itapagipe) - PT Salvador, BA;
Salvador, 24 de abril de 2010.

Nenhum comentário: