segunda-feira, 11 de maio de 2009

Secretariado Desmantelado

Vamos assistir em Abril de 2010 um desmantelamento do Secretariado do Governo Jaques Wagner. Inúmeros secretários (maioria do PT) que usou suas pastas para se promoverem a deputados Federais e Estaduais (mais a Federal).
Temos os exemplos de Rui Costa – Relações Institucionais pré-candidato a Deputado Federal, sai de uma pasta importantíssima sem vistas a quem possa entrar em seu lugar; Afonso Bandeira – Desenvolvimento Urbano tem cada dia mais intensificado sua campanha, quem viaja pelo interior ou dialoga com a militância interiorana sabe bem do que falo também pré-candidato a Federal; Walmir Carlos Assunção – Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Câmara Federal é seu alvo, a Articulação de Esquerda em sua conferência lançou-o a pré-candidato a Deputado Federal em sintonia com dois estaduais orgânicos da corrente; ainda temos para trabalhar em Brasília os nomes de: Jorge Solla (Saúde), sendo falado em menor densidade, mas cogitado; e os recém-chegados ao Secretariado Nelson Pelegrino e Walter Pinheiro. Esses dois, diga-se de passagem, são os que nem devem sonhar em não sair de suas pastas: Justiça e Planejamento, respectivamente. Afinal, estamos falando de 200 mil votos de Pinheiro e 177 de Nelson que em 2002 já obteve a marca de 234 ou 237 mil. Portanto, patrimônio do PT que ainda que não queiram se tem responsabilidade com o Partido, ambos têm que disputar as eleições de 2010. Podem depois renunciar, se licenciar como queiram, mas tem que buscar esses votos para o PT.
Tem ainda a saída de Domingos Leonelli Neto, do PSB numa eventual candidatura de Lídice da Mata ao Senado Federal e possivelmente Batista Neves a Assembléia Legislativa, para onde se deslocará do segundo escalão Maria Del Carmem da CONDER.
Ou seja, o secretariado se desmantelará em abril de 2010. Sabe-se que do Governo LULA sairão 18 ministros/as, mais o Presidente do Banco Central. Porém, as conjunturas são outras. A pergunta que fica é: De onde se tirará um secretário de relações institucionais? De que cartola brotarão secretários de Planejamento, Desenvolvimentos Urbano e Social e de Justiça, já castigada e carente de soluções e ações que nem mesmo Pelegrino, sendo torcedor do Jahia, poderá ser “super-men” suficiente a solucionar de maio de 2009 a abril de 2010. Bom, as indagações não são essas, pois como afirmei acima, ele (Nelson) tem que sair candidato a Câmara para garantir votos ao partido e a chapa que será composta ano que vem.
A dúvida é simples, qual o compromisso dessas pessoas e dessas correntes de permitir que num momento frágil do Governo a equipe que mais o conhece? Ou será que conhecerão somente até onde podiam buscar votos? Quem fica no secretariado? Luiza Helena Bairros da Secretaria de Igualdade (SEPROMI), com quem conversava sábado passado (Nove de maio) e que me garantiu que não sai candidata a nada, Adeum Sauer (Educação) que até então não dispontou como candidato nem a ALBA e nem a Câmara. Robinson Almeida da AGECOM, que diziam ser candidato, mas que não se fala mais e Carlos Martins da Fazenda que nunca foi, ao menos que eu lembre, candidato a nada. Na cota pmdebista sabe Deus quem e quantos são candidatos, embora não tenham tantas secretárias. Pelo PTB pode haver a candidatura do único petebista do governo. PCdoB mantêm certamente o secretário do Trabalho e por ai vai.
Espero realmente que os secretários saibam realmente o que estão fazendo e que o Governador consiga desde já pensar na arrumação da “casa” uma vez que pastas importantes ficarão vagas e poderão vir secretários que não conhecem a atual realidade das mesmas.
Mas que sirva realmente para o PT aumentar a sua bancada na ALBA e na Câmara Federal em 2010. Espero que ocorra a reeleição de Luiz Alberto, Sérgio Carneiro, Zezéu, Pinheiro e Pelegrino e os da Assembléia com acréscimos importantes para o PT, à esquerda e a Bahia nas candidaturas que se desenham tanto para Estadual como para Federal.

Law Araújo é filiado do PT da Bahia, Salvador, 9ª Zonal, Coletivo 2 de Julho, JPT e JN13. É também Secretário Regional de Finanças da Executiva Nacional dos Estudantes de Letras (ExNEL) e Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Letras Professor Petrônio Oliveira – Gestão “UM NOVO TEMPO”.

Nenhum comentário: