terça-feira, 11 de maio de 2010

13 de maio não tem valor - Por Law Araújo*

13 de maio. Data da "abolição" dos escravos e das escravas brasileiras. 13 de maio data sem valor. O povo negro se organizou e lutou contra a escravidão. A história (mentirosa e descaradamente) ensina as nossas crianças que a princesa libertou. A assinatura da Lei se deu única e exclusivamente por não poder mais resistir as pressões do povo negro.
Após assinada, o povo negro ainda continuo escravo, chamado de escravo livre. Escravo é escravo. Foram levados aos morros e favelas. Negaram-lhes o direito à moradia. Desde lá, a saúde e educação. Negro numa Universidade? Aos ouvidos de alguns soava como blasfêmia.
13 de maio não tem valor. Negro não comemora essa data. Desconstrói esse engano. Engano de enganar, enganando a quem se quer enganar.
Zumbi lutou. Outros homens e mulheres lutaram. Eu canto os guerreiros e as guerreiras do passado. Mas canto os de hoje.
Canto Zumbi, João de Deus e Luiza Mahim. Mas canto Luiz Alberto, Luisa Bairros, Paulo Paim, Jeane "Déa", Moisés Rocha e Elias Sampaio.
Canto João Cândido, Lélia Gonzales e Milton Santos. Mas canto Mandela, Obama, Matilde Ribeiro, Benedita da Silva, Rita Batista, Limeira, Nelson Maká, professora Nanci e Makota Valdina.
Canto Luís Gama, Cartola, Pixiguinha, Jamelão. Mas canto ainda, Elza Soares "dura na queda", Vovô do Illê, Ivana, Cassiano, Claudinei, Lázaro Ramos, Riachão e minha mãe, dona ANA MADALENA.
Canto meu velho (falecido) e guerreiro avô ANGELINO. Canto aos/as jovens negros de uma Salvador e Brasil excludente e assassino. Canto vivos e mortos. Canto a negação e anulação do 13 de maio. Canto o 2 de Julho e o 20 de novembro. Canto a luta diária preta nossa de cada dia.
Êya povo negro, êya!!!

*Law Araújo é estudante de Letras Vernáculas da UCSal, membro da Comissão do FIES UCSal, secretário nacional de combate ao racismo da ExNEL - executiva nacional de estudantes de Letras gestão 2009/2010.

5 comentários:

Shirlene Lima disse...

Bonita suas palavras. Infelizmente é pura verdade. 13 de maio não temos o que comemorar!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

com todo respeito eu não concordo.. pois mesmo que assinado por pressão, mesmo continuando escravo e mesmo sendo passada essa informação errada ao estudante não deixa de ser uma vitória.

Unknown disse...

Concordo em cantar todos os nomes citados e também os PRETOS VELHOS, que são sinônimo de ancestralidade,memória e energia vital negras.Apenas deixo uma pergunta: Onde e como estaríamos se nem mesmo a LEI ÁUREA houvesse sido assinada, embora fantasiosa, embora demagoga, embora contada pelo olhar colonizador como um momento épico? Acredito que precisamos não louvar o feito, mas relembrá-lo sempre, para que as gerações conheçam seu passado excludente e doloroso. Abominar esta história é o mesmo que tentar apagar as cicatrizes das torturas nos troncos das fazendas cafeeiras. É preciso que a olhemos de outra forma para que NÃO SE REPITA! Não queremos participar de uma possível "árvore do esquecimento" e sim, mostrar aos jovens que apesar de todas as agruras o POVO QUE VEIO DA TERRA QUE É O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO sobreviveu dignamente, embora a história nos mostre com sob a sombra branca da colonização.