segunda-feira, 24 de maio de 2010

Serra e Aécio: Chapa puro sangue. Mas, e esse sangue é bom?

Aliados do PSDB querem chapa Serra-Aécio, mas negam pressão

Aliados do PSDB na corrida ao Planalto, o DEM e o PPS têm expectativa de que o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves abra mão de sua candidatura ao Senado para integrar como vice a chapa do presidenciável tucano, José Serra. Nesta segunda-feira, o presidente do Democrata, deputado Rodrigo Maia (RJ), reforçou que o político mineiro é o “único nome para o cargo que gera unidade entre os partidos da oposição”. No entanto, o parlamentar carioca nega que esteja fazendo qualquer tipo de pressão nesse sentido. Aécio retorna nesta segunda de viagem à Europa. Em evento nesta sexta-feira (21), antes de ser divulgada a terceira pesquisa apontando crescimento da petista Dilma Rousseff na corrida ao Planalto, o presidente do PPS, Roberto Freire, disse ao Terra que está “torcendo” por chapa com Serra e Aécio na corrida ao Planalto. “Estou torcendo, mas não quero me decepcionar”, disse. Acrescentou ainda que prefere não nutrir muitas expectativas para evitar frustrações. (Portal Terra e Política Livre)

E mais:

Empate com Dilma faz PSDB apressar definição sobre vice de Serra

O resultado da pesquisa Datafolha sobre intenção de votos à eleição para a Presidência da República, divulgada este final de semana, que aponta empate entre Dilma Rousseff (PT) e o tucano José Serra, pode interferir na estratégia adotada pelo PSDB na disputa. A amostragem acendeu um alerta no ninho tucano, pressionando por uma definição imediata do candidato a vice, mais especificamente, sobre uma definição do ex-governador mineiro, Aécio Neves, em montar uma chapa puro sangue. O cientista político e pesquisador da PUC e FGV-SP, Marco Antônio Carvalho Teixeira, acredita que a pesquisa pode interferir na definição do vice tucano e aumentar a probabilidade de o partido radicalizar o discurso durante a campanha. Na pesquisa de intenção de voto Datafolha, Dilma e Serra aparecem com 37% das intenções de voto cada, ante os 30% e 42%, respectivamente, da sondagem realizada em meados de abril. Marina Silva (PV) se manteve estável em relação à última pesquisa, com 12%. (Tribuna)

Aliados de Serra ainda sonham com Aécio para vice

Em Minas Gerais, em ano eleitoral, é sabido que “decisão política só se toma depois que passa a procissão do Senhor morto”. A máxima foi perpetuada pelo precavido Tancredo Neves, que tinha a Semana Santa como prazo confortável para o início das costuras políticas decisivas. Pois a procissão do Senhor Morto, na sexta-feira da Paixão, passou há 51 dias e muitas decisões ainda estão por ser tomadas no Estado. Analistas do quadro sucessório entendem que a volta do neto de Tancredo, o ex-governador Aécio Neves (PSDB), a Minas, irá acelerar as negociações para a disputa ao governo do Estado e também para a corrida ao Palácio do Planalto. Aécio volta da viagem que fez ao exterior sob forte pressão para que aceite a vaga de vice na chapa presidencial do tucano José Serra. A última investida aconteceu na sexta-feira, 21, quando o PPS do deputado Roberto Freire voltou a defender que o seu nome é o ideal para fortalecer a chapa tucana. Leia mais no Terra Magazine.

Aliados de Serra querem tom mais agressivo contra Dilma

O crescimento de Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas de intenções de voto divulgadas nas últimas duas semanas acendeu um sinal de alerta no ninho tucano. Lideranças ligadas à campanha de José Serra (PSDB) avaliam que chegou a hora de intensificar as comparações entre as biografias dos dois principais pré-candidatos à Presidência da República. A análise é de que a exposição na TV, a partir de junho, pode alavancar o nome de Serra, o que, para aliados, será uma boa oportunidade para o tucano mostrar-se como um candidato mais experiente que a concorrente. Os números mais recentes do Instituto Datafolha, apresentados no fim de semana, colocam Dilma e Serra empatados em 37%. Marina Silva (PV) aparece com 12%. Em relação ao levantamento feito em abril, o tucano caiu cinco pontos percentuais, enquanto a petista subiu sete. A tendência crescente de Dilma já havia sido mostrada por pesquisas anteriores, como a Sensus e a Vox Populi, divulgada pelo Correio em 16 de maio, que mostrou Dilma com 38% contra 35% de Serra. Os números do Datafolha apontaram ainda que a ex-ministra da Casa Civil leva 1% de vantagem sobre o ex-governador de São Paulo em um eventual segundo turno. A pesquisa, registrada no TSE sob o número 12.044/2010, foi realizada na quinta e sexta-feira com 2.260 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais. (Correio Braziliense)

www.politicalivre.com.br

Nenhum comentário: