segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Curiosidades sobre Elis Regina


Curiosidades

A maior cantora do Brasil, para muitos críticos e ouvintes, media 1.53m de altura.
Ao final dos anos 1970, disse: Neste país só duas cantam: Gal e eu.
Era chamada de Pimentinha pelos Machado de Carvalho (donos da
TV Record de São Paulo) e pelo poeta-compositor Vinicius de Moraes. Pela grande amiga Rita Lee, era chamada de Elis-cóptero.
Fino da Bossa foi um espetáculo realizado em
1964, com a participação de Rosinha de Valença, Os Cariocas, os violonistas Paulinho Nogueira e Baden Powell, Zimbo Trio, Jair Rodrigues, Edu Lobo, Wanda Sá etc., que se tornou longplay (LP), gravado durante o espetáculo de mesmo nome, lançado pela Philips. Contra-capa escrita por Zuza Homem de Mello. Lançado em disco compacto (CD).
Em
7 de dezembro de 1967 casa-se com Ronaldo Bôscoli em cerimônia religiosa na Capela Mayrink, Floresta da Tijuca, RJ. O ato civil foi realizado na casa da encosta da avenida Niemeyer, São Conrado, RJ. Um dos padrinhos da noiva era o casal Paulinho Machado de Carvalho e senhora (donos da TV Record de São Paulo).
Foram fotografadas juntas as gestantes Elis Regina,
Nara Leão e Leila Diniz, tricotando sapatinhos de bebê.
No ano de
1973, vinha do Rio de Janeiro para São Paulo (ponte-aérea), junto com os filhos João Marcelo e Pedro. Estava muito nervosa, roendo todas as unhas, pois estava sendo apresentada aos pais de César Camargo Mariano, em pleno saguão do Aeroporto de Congonhas em São Paulo.
Influenciou gerações de artistas. De acordo com
Daniela Mercury, o interesse pelo canto surgiu após ter ido a uma apresentação de Elis. Mercury homenageou Elis cantando um trecho de O Bêbado e a Equilibrista a capella, no programa de Fausto Silva.
A revista Veja, na edição de 23 de janeiro de 1982, repercutiu a rivalidade que ocorria entre Elis e
Maria Bethânia. Na reportagem sobre a morte da cantora, a revista cita que certa vez Elis e Maria Bethânia cantariam num mesmo espetáculo, sendo Maria antes e Elis em seguida. Amigos dizem que Elis, insegura como sempre, chorou muito dizendo "Ela é melhor do que eu, não vou mais cantar aqui neste lugar".

Nenhum comentário: