quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Qual a Marca do Negro?

A marca do negro é o sorriso. Sempre se vê um negro e uma negra rindo. Sua gargalhada negra é inconfundível. Dirão: “é escandalosa”. Na real, é gostosa.
“O sorriso negro...traz felicidade...” Todos que estão a volta de um negro, de uma negra que ri, alegra-se n’alma. A felicidade é preta. Para ser feliz é preciso ser preto, preta ou estar próximo a um negro ou uma negra.
Riem de nossa roupa, roupa larga, estilosa. Riem de nossos cabelos, trançados, power, riem até de nossa pele, mas riem de nosso sorriso e choram por não serem negros. Riem de nossa marca. Riem com nossa marca. Mas nossa marca é nossa marca. Ninguém nos tira. Ninguém copia.
Somos negões e negonas. De riso sincero, aberto e escandalosamente negro e gostoso. Há espaço para a dor e para o sofrimento? Há espaço para o vazio? Não! O sorriso preto é superior à dor. É mais forte que o sofrer. É inundante de seres, corpos e almas. Inunda vidas. Preenche os espaços vagos.
Essa é a marca do negro e da negra. Do povo negro. Jovens e velhos. Homens e mulheres. Crianças e adolescentes. Roda de samba, música boa, comida boa, bebida da boa, histórias, recordações, causos e mais causos. E muita, muita risada. Sempre regado ao riso, ao sorriso e gargalhada que é sem dúvida alguma a marca do povo negro. Êia Povo Negro! Sorria Povo Negro!

Escrito em 27 de Outubro de 2008.

Nenhum comentário: