sexta-feira, 17 de outubro de 2008

BAHIA...

BAHIA...



Ah! Bahia... Bahia de Dorival Caymmi, Tom Zé e Raul Seixas. Dizem que tu foras liberta no dia 2 de julho, grande mentira. Você Bahia, continua amarrada e acorrentada. Nem se quer a data de tua libertação fora mantida em teu aeroporto internacional, que hoje tem nome de deputado. Deputado este que não contribuíu tanto assim para tua história.
A melhor escola, a chamada "modelo", não recebeu o nome do poeta dos escravos, Castro Alves, ou o da guerreira Maria Quitéria. Muito menos o nome de um dos líderes da Revolta dos Alfaiates ou qualquer outro líder negro ou negra. Sua escola "modelo" tem nome de deputado que era filho de senador que renunciou ao mandato ao ser acuado, encurralado, precionado, atachado e desmascarado.
Eu tenho pena de ti Bahia. Porque dizem que você está no caminho certo, mas que caminho certo é esse? Sim, porque até pouco tempo sua capital Salvador era a líder do desemprego e agora deixou de ser primeirona para ser segundona. Quantos universidades Federais você tem Bahia? E quantas Minas Gerais tem? Como vai a tua segurança? E saúde e moradia? Mas a culpa Bahia, é do teu povo. O povo baiano que só quer comer acarajé e vê o Xandy e o Jacaré dançar. Um trio no subúrbio leva votos e mais votos, depois os suburbanos abrem suas janelas e vêem suas próprias feses flutuando nos esgotos a céu-aberto.
No dia em que o povo da Bahia parar de pensar com a bunda e passar a pensar com a cabeça as coisas começaram a se encaixar. Pois a cabeça foi feita para pensar e a bunda... Quando os estudantes ao verem o professor faltar ou enrolar com aulas de mentira e perceberem que necessitam do aprendiza- do a revolução juvenil terá início, pois como já dizia o poeta João Guimarães Rosa, "sapo não pula por bo- niteza e sim por precisão." Acorda Bahia e liberta-te dessa escravidão Carlista. Pára de pensar com os teus glutéos e pensa com o teu cérebro. Em mais de 20 anos de escravidão ainda não aprendestes o b a bá não?
Chega! Tu és terra de negro que não vota em negro. Tu és terra de pobre que não vota em pobre que realmente sabe o que precisas. Tua educação é débio, tua justiça ( como em todo país ) é cega, tua segu- rança é paralítica e tua saúde se ainda não morreu está bem proxima. Acorda Bahia para que verdadeira- mente sejas a terra da alegria. Pois o baiano que sorri no Itaigara, Barra, Graça, Orla e Pituba tem moti- vos bem diferentes do que aquele que sorri no Uruguai, Paripe, Pirajá, Jardim Cruzeiro, Cajazeiras e Li- berdade. Rico ri por ter dinheiro e porque cada dia que passa entra mais dinheiro em seus patrimônios. Pobre ri pra não chorar ao ver o dinheiro chegar entre 30 e 05 do mês seguinte e vê-lo ir embora no dia seguinte sem ter tirado proveito.
Muda Bahia. Mudem à Bahia, quem pede é um baiano.


Texto originalmente escrito em 20 de novembro de 2001, quando tinha 16 anos, com pequenas adequações em 10 de março de 2006, com 20 anos de idade. Law Araújo.

Nenhum comentário: