sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A fome, é ela

A fome, é ela


É a fome a responsável pelos ódios e pelas guerras. É a fome a responsável pela revolta, pela indignação. É ela, a fome, que faz garotas com menos de 15 anos "dar de comer" a marmanjos em nosso belo, rico e próspero país.
A fome, é ela. A culpada. A meretriz. A desgraça vem da fome. A desgraça é a fome. A vários tipos de fome, a fome de reparação racial, a fome de equidade de direitos e respe- ito para ambos os sexos. A fome que não se mata é uma desgraça. A desgraça é a fome que nos mata. É ela, a fome, que faz pai de família no nordeste ir para São Paulo ser mais um e virar mendingo. Mais um fracassado, derrotado, retirante que veio e não tem como voltar.
A fome põe fim em casamentos. A fome põe gente na cadeia, e na cadeia, gente vira bicho, e é bicho com fome. Com a fome não se brinca! Com fome criança não brinca. A fome é a mãe da violência. É a senhora da estinção das espécies, principalmente da espécie humana. Só não sabe o que é ter fome quem nunca teve fome. Enquanto escrivia, enquanto você lê, alguém está com fome. Alguém vende-se por fome. Alguém mata por fome. Morre de fome. Fome que não morre. Vive para matar.
Se colaca as crianças para dormir pra não sentir mais fome. As crianças dormem de fome. Cresce cada vez mais o número de famintos. Gente que tem fome. Bicho faminto. Não se tem pra comer, não se tem pra dar aos filhos, muito ao menos pra dar a um animal. Afinal, quem é o animal na hora da fome? O que tem forças pra negar a comida ou o que é fraco de fome? A fome tem artigo e nome de mulher. Tem força de homem, derruba homens e mulheres; crianças e velhos; animais e Animais.
Não é exagero dizer que a fome é feia. A fome dói. Dói no corpo, no estômago, mas dói forte n' alma. N' alma sofrida, calejada de ver filhos, seus ou não, com fome. A fome mata mais do que a AIDS e o câncer. Ninguém faz campanha para acompanhar e cuidar dos que tem essa "doença" contagiosa e deplorável. O remédio para o fim das guerras, dos terremotos, pra AIDS, câncer, violência é a morte da fome. Vamos todos e todas con- tra ela como os americanos estão à procura de Bin Laden. Vamos contra a fome como a direita vem contra a esquerda. Contra o capitalismo ( senhro da fome ) que duela com o socialismo.
Vamos matar a fome de todos os brasileiros e todas as brasileiras e todas e todos os cidadãos do mundo que tem fome. Fome de comida, de educação, de reparação, de sa- úde e emprego. Se matarmos a fome de todos, matamos a guerra. Caminhada pela paz sem armas contra a fome, é perder tempo. É um réveillon antecipado. Temos que matar a fome alheia, antes que morramos de fome.


LAW ARAÚJO, autor,
29/11/2006

Nenhum comentário: