sexta-feira, 17 de outubro de 2008

OS CHEFES DO CRIME

OS CHEFES DO CRIME



Vocês não sobem o Morro nem entram nas favelas mas julgam os que descem de lá para trabalhar e estudar. Lá na "perifa" não tem casa com psicina, só aquelas que vendem em lojas de R$ 1,99 ( não por este preço ) e nas revistas.
Sabe-se pouco de quem vive no Morro e na "perifa" mas julga-se muito. "O Morro não tem vez..." Essa máxima é verdadeira. Não deram vez ao Morro e agora acusam o Morro. De quê? Que culpa tem o Morro? O Morro não produz drogas. O Morro e a Perifa não confeccionam as armas. Tudo o que está no Morro e na Perifa vem daqui. O chefe do crime somos nós! Sou eu, você, os políticos de todos os campos e partidos. A igreja, os empresários, as madames, a alta sociedade como um todo.
Lá no Morro acorda-se cedo, a roupa da cidade vai pra lá, para o "sujo" Morro lavar a roupa suja da "limpa" sociedade. Quem vive na Perifa e no Morro trabalha, estuda, quer ser professor, médico, advogado. Loca filme pra assistir, muitas das vezes em DVD de segunda mão ou de um salário suado e economizado a muito esforço. A vida dos periféri- cos em muitos casos é melhor do que a vida de quem está cá, no condomíneo fechado, cheio de grades, como se estivessem em prisões. E acusam o Morro por isso. Vocês tem medo de seqüestro relâmpago e acusam a periferia por seus medos, complexos, por ter que tomar calmantes para dormir. A insônia da nobre sociedade, aristocrata e alta socie- dade brasileira não é culpa do Morro ou da perifa e subúrbio. A culpa é da própria alta sociedade. Pobre, preconceituosa e promíscua.
"...Mas quando derem vez ao Morro, toda cidade vai cantar, vai cantar, vai cantar..." E vai dançar, vai comer galinha com a mão, tomar guaraná de dois litros e guardar a garrafa para pôr água na geladeira depois. O Morro, a Periféria e o Subúrbio precisam de oportu- nidade, igualdade e merecem todo respeito. Porque tanto o povo quanto o Morro são "valentes que nunca se deixam quedar..."


LAW ARAÚJO, autor
18/01/2007.

Nenhum comentário: