sexta-feira, 17 de outubro de 2008

RAÇA É RAÇA

RAÇA É RAÇA


Raça negra, raça de brancos, raça de índios, raça humana. Raça é raça. Cor é cor. Então por que o preconceito? Por que a discriminação para com nós negros? Por que? Por que? E por que por que? São tantos porquês que até deixa agente zonzo.
Preconceito, discriminação, racismo. Três nomes para se definir um pensamento, sentimento, opinião. Verdade seja dita, que o preconceito, discriminação, racismo ou seja lá como queira chamar, ele existe e não adianta tentar tapar o sol com a peneira. O negro e a negra, são discriminados dia a dia, hora a hora, minuto a minuto, em todo e qualquer lugar. Num shopping, num supermercado, no posto de trabalho ou ainda onde vão buscar o trabalho. Em instituições públicas e educacionais.
Mas negro é negro. Nasceu escuro, morrerá escuro. Pois nem todos ( graças a Deus ) pensam como aquele cantorzinho que mudou de cor. A pele é escura, a inteligência não. E por isso mesmo o negro tem condições de assumir o que muitos "branquinhos" fazem e às vezes fazem mal. Ser negro não é crime e nem pecado. Muito menos doença.
Ser negro é ser gente. É ser humano, homem ou mulher de fé e fibra. É se quiser, não ser um humano, rídiculo e limitado que só usa dez por cento de sua cabeça animal, como já cantava Raul Seixas. Ser negro é ser negro. É ter raça. É ser limpo de todo e qualquer tipo de preconceito idiota e mediocre. Isso é ser negro. É ser FELIZ.


Escrito em 30 de novembro de 2001 e também modificado em pequenas parte, sem contudo perder seu teor e sua essência iniciais. 10 de março de 2006. Law Araújo.

Nenhum comentário: