sexta-feira, 17 de outubro de 2008

CADÊ?

CADÊ?


Ligo minha TV e só vejo atores, atrizes, comediantes, jornalistas e apresentadores brancos. E os negros cadê? Passo pelas universidades e na roda de bate-papo dos universitários, eu só vejo brancos. E os negros cadê? Sumiu? E você me responde: ninguém sabe, ninguém viu.
Vou ao clube, sábados, domingos e feriados, só vejo brancos se banhando e se confraternizando. E os negros cadê? Vou ao cinema ver um enlatado americano ou um filme nacional, na platéia e na telona só vejo brancos. E os negros cadê? No shopping, entro em lojas e mais lojas, só sou atendido por brancos. E os negros cadê? Nos supermercados,as moça dos caixas são brancas. E as negras cadê? Sumiu? Você me responde: ninguém sabe, ninguém viu.
Entro no banco, pô! meu gerente é branco. E os negros cadê? Fui convidado pra ir a um grande show de uma cantora famosíssima, chego lá e... A cantora é branca. E as negras cadê? O técnico do meu time ( e dos times adversários ) é branco. E os negros cadê? Em um colégio, particular ou público, de cada grupo de dez professores que lecionam em uma determinada turma, nove são brancos. E os negros cadê? Você me responde: ninguém sabe, ninguém viu.
Os vereadores, prefeitos, vices, governadores, vices, secretários, deputados estaduais e federais e também os senadores e os ministros, vice presidente e o presidente, eles são em esmagadora maioria de brancos. E os negros cadê? Por fim, cançado de te ouvir dizer ninguém sabe, ninguém viu, eu vou a um jornal, que está cheio de brancos, para pôr um anúncio: "PROCURA-SE NEGROS, PORQUE OS DAQUI, SEGUNDO O QUE ME DISSERAM, SUMIRAM, NINGUÉM SABE, NINGUÉM VIU". Por favor me respondam para que eu possa enfim, parar de perguntar CADÊ?


Escrito em 13 de maio de 2003, dia em que se comemora a falsa abolição dos escravos brasileiros. Reescrito com leves modificações em 10 de março de 2006. Law Araújo.

Nenhum comentário: