sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Um breve comentário sobre as eleições 2008

Um breve comentário sobre as eleições 2008

Inicialmente, gostaria de fazer uma análise das eleições 2008 no Brasil, levando em consideração somente os números absolutos. E nesse ângulo, o PT foi um partido vitorioso em 2008. Isso significa que o PT saiu fortalecido em relação às eleições de 2004. Mas prudência deve ser a palavra de ordem nesse momento, principalmente porque municípios como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Porto Alegre, podem mudar esse cenário.
Números frios:
O PT elegeu 548 prefeitos, tendo um crescimento de 33% no Brasil, 6 capitais, 3.679 vereadores e obteve 16.490.000 milhões de votos. A base de partidos que compõem o governo Lula elegeu 3.360 prefeituras de um total de 5.564 municípios e a oposição (PSDB, DEM, PPS) só elegeu 1.751.
Indiscutivelmente os números mostram que os partidos da base do governo Lula foram os grandes vitoriosos das eleições 2008. Foram também os responsáveis por espalhar pelos rincões afora as fotos do presidente, associando as realizações do Governo Federal às suas candidaturas. O PMDB saiu na frente, com 18, 4 milhões de votos e o PT, segundo colocado, obteve pouco mais de 16 milhões. Grandes capitais decidirão ainda em segundo turno as eleições, como Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte. Por outro lado, o DEM se consagrou como um partido derrotado e em declínio a nível nacional, isso é fato consumado. Mas o resultado do segundo turno destas capitais, e em especial São Paulo, é de fundamental importância para uma melhor análise da correlação de forças para a disputa de 2010.
Cenário da Bahia
Na minha modesta opinião, o resultado das eleições da Bahia demonstra um acentuado equilíbrio entre as forças políticas do Estado, quando cruzados dados como vitórias numéricas, peso econômico e populacional.
Prefeitos eleitos por partido:PMDB - 113PT - 68DEM - 44PR - 40PP - 36PSDB - 25PC do B - 18PSB - 17PTB - 13PDT - 8
Votos em números absolutos:
PMDB obteve 1.700.000 votos, enquanto o PT obteve 1.437.000.
Nas cidades Pólos:
PT elegeu prefeituras em: Camaçari, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Itapetinga, Irecê, Serrinha, Itamaraju, Santa Maria da Vitória;PMDB, em Jequié, Bom Jesus da Lapa, Ribeira do Pombal, Madre de Deus;DEM - Feira de Santana, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Paulo Afonso;PSDB - Alagoinha, Teixeira de Freitas;PR – Barreiras;PSB – Porto Seguro
Se analisarmos as eleições através do PIB do Estado, que atualmente gira em torno de R$ 90,9 bilhões, o PT elegeu prefeitos em 3 dos 6 maiores municípios, sendo eles: Camaçari (2º maior PIB do Estado), São Francisco do Conde (4º), Vitória da Conquista (6º). O PSDB, partido da base de sustentação do governo Wagner, contabilizou a prefeitura de Simões Filho, que tem o 4º maior PIB. A única vitória significativa e de peso econômico para o DEM foi o município de Feira de Santana, detentor do 3º maior PIB. E o primeiro PIB, que é de Salvador, ainda está em disputa. Ou seja, 50% do PIB do estado está representado por estes seis municípios* e o PT abocanhou 3 deles e está disputando o quarto e mais importante, podendo ficar com quase 50% do Produto Interno Bruto do Estado.
Por isso, a disputa de Salvador será determinante para configuração da principal força política na Bahia, tanto simbólica, quanto política e econômica. O PT e o PMDB se configuram como as duas principais forças políticas saídas das urnas, seguidos pelo DEM, terceiro mais votado do estado. Indiscutível, entretanto, que o governo Wagner, se não representou como força eleitoral para decidir, ou influenciar as eleições de 2008, foi responsável pelo equilíbrio da disputa no Estado, e Lula se reafirmou como o grande padrinho Cícero milagreiro do sertão.Portanto, ganhar Salvador é decisivo para o PT e para o governo Wagner, pois uma derrota poderá significar uma rearumação de forças da direita, uma recomposição oligárquica comandada por Geddel Vieira Lima para impor uma derrota ao PT em 2010.



Edizio Nunes Secretário Executivo do PT Estadual e membro do Diretório Municipal.

*Estudo feito por Armando Avena, economista e articulista do Jornal A Tarde, sobre o PIB do estado e dos municípios mais ricos do estado.

Nenhum comentário: